Caparica é uma freguesia portuguesa do concelho de Almada, com 10,71 km² de área e 19.327 habitantes (2001). Densidade: 1.804,6 hab/km². Como vila a sua designação oficial é Monte da Caparica.
Localização geográfica
A freguesia da Caparica confina a norte pelo rio Tejo, a ocidente pelas freguesias da Trafaria e da Costa de Caparica, a este pelo Pragal e a sul pelas freguesias de Sobreda e da Charneca da Caparica.
Esta freguesia não deve ser confundida com a vizinha Costa da Caparica (zona de praias), a freguesia não tem qualquer praia no oceano, o seu litoral é apenas banhado pelo Tejo.
Foi elevada a vila em 27 de Setembro de 1985, tomando a vila a designação oficial de Monte da Caparica, o nome de uma povoação da freguesia, por oposição à vizinha Costa da Caparica.
História
A Freguesia de Caparica tem a sua origem numa bula de 1472, do Papa Xisto IV, sendo assim a segunda freguesia mais antiga do Concelho de Almada. No entanto, a história da Caparica remonta a um passado mais longínquo. A Caparica teria, provavelmente, para os Romanos um valor semelhante a Alcochete, Montijo ou Sesimbra, porque estas terras eram atravessadas por uma via que, vinda de Mérida passava por Murfacem e terminava em Porto Brandão, onde por barco se fazia a ligação a Lisboa. Estas terras têm sido ao longo dos tempos berço ou local de adopção de figuras ilustres tais como o Conde de Arcos, Bulhão Pato ou os Távoras da Caparica entre outros, que se tornaram pela sua acção personagens de grande importância local e nacional, ao longo dos séculos.
Caparica foi, até há relativamente pouco tempo, constituída essencialmente por terras de semeadura e habitada por uma população ligada ao campo e à lavoura. A evolução da freguesia tem acompanhado a do restante concelho, assistindo-se a partir da segunda metade do Século XIX a uma diminuição das áreas agrícolas e florestais nos últimos anos no nosso século. A freguesia de Caparica, que, em 1950, possuía uma população maioritariamente constituída por operários, inicia pela década de 60 uma mudança do tipo da população residente. Por esta altura, na Caparica, começam a fixar-se profissionais de serviços que, por motivos vários, não conseguem habitação em Almada.
A freguesia tem vindo a assistir nos últimos anos a um fenómeno de urbanização acelerada, através da ocupação de grandes áreas pela construção civil e grandes concentrações de populações, entre as quais se salientam a zona da Vila Nova de Caparica e os bairros sociais e os bairros das cooperativas de habitação. No entanto, em localidades que têm sido pouco afectadas pelo cimento, as relações de vizinhança e conhecimento pessoal mantêm-se quase inalteradas. Mas, na sua globalidade, a freguesia tem vindo a perder as suas características, ganhando algumas especificidades urbanas ao nível dos consumos, linguagem e comportamentos, nela convivendo diariamente uma população heterogénea, tanto nas suas origens nacionais e étnicas, como ao nível económico e sociocultural.
Topónimo
A palavra Caparica ao que parece deriva do latim cappar, cappari ou capparis,este por sua vez proveniente do grego kapparis que significa alcaparra. Desta forma, Caparica será portanto o lugar onde existem alcaparras, o alcaparral.
Segundo os especialistas, dado existirem no concelho de Almada uma maior incidência de étimos de origem latina, parece que Caparica provavelmente derive do latim. Não se pode, contudo excluir a sua origem árabe, a partir de al-kabbara que, por sua vez deriva do latim.
A tradição vulgar faz derivar o termo duma lenda associada a uma "capa rica"; assim, de caparrica acabaria por derivar a moderna Caparica.
Localidades
Fazem parte da freguesia da Caparica as seguintes localidades:
- Vila Nova de Caparica
- Capuchos
- Funchalinho
- Areeiro
- Granja
- Fómega
- Alcaniça
- Raposo
- Pêra
- Monte da Caparica
- Torre
- Fonte Santa
- Serrado
- Pilotos
- Costas do Cão
- Banática
- Porto Brandão
- Lazarim
Actividades económicas
- Serviços
- Construção civil
- Indústria petrolífera
- Agricultura (número reduzido)
Património
- Convento dos Capuchos (Caparica)
- Igreja de Nossa Senhora do Monte de Caparica
- Capela da Nossa Senhora do Bom Sucesso
- Fortaleza do Porto Brandão
- Casa de Bulhão Pato
- Forte de São Sebastião da Caparica
- Fortaleza da Torre Velha ou Torre Velha
- Solar da Quinta de Nossa Senhora da Conceição (incluindo celeiro, pombal, nora e jardim)
- Capela de São Tomás de Aquino ou Ermida de São Tomás de Aquino
Festas e romarias
- Festas das Colectividades (Junho)
- Festas Populares do Monte de Caparica (Julho e Agosto)
Gastronomia
- Amêijoas à Bulhão Pato
- Cadelinhas com alho
Colectividades
As principais colectividades desta freguesia são:
- Clube Desportivo e Recreativo da Manobra
- Clube Recreativo da Caparica
- Clube Recreativo e Desportivo da Banática
- Clube Recreativo "Os Estrelas" (Fonte Santa)
- Clube Recreativo "União e Capricho"
- Clube Recreativo União Raposense
- Clube Desportivo e Recreativo Manobrense
- Grupo Desportivo e Recreativo Zip-Zip da Fomega
- Monte de Caparica Atlético Clube
- Serrado Futebol Clube
- Sociedade Columbófila do Porto Brandão
- Sociedade de Educação e Recreio Vila Nova de Caparica
- Sociedade de Recreio e Beneficência do Porto Brandão
- Montekapa Escola de Desporto Associação
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
Visita à Torre de São Sebastião da Caparica, também conhecida por Torre Velha, dia 1 de Abril de 2012.
Preço por pessoa: 15€ (inclui folheto informativo e seguro de participantes)
Inscrições pelo telefone 936 494 123 ou pelo e-mail da Superstitio. pt
As inscrições devem ser realizadas até dia 30 de Março.
Esta fortaleza não é visitável e abrirá apenas para esta visita.