A Capela de Nossa Senhora da Lapa situa-se a nascente da vila do Sardoal, na freguesia do mesmo nome. A seus pés, a ribeira de Aracês transforma-se agora numa albufeira para captação de água e espaço privilegiado de lazer.
Capela de Nossa Senhora da Lapa - foto da autoria de Paulo Bica |
Esta pequena capela rural, situada dentro da cerca da Quinta de Arecez, junto à ribeira com o mesmo nome, foi edificada na década de 50 do século XVII por ordem do abade João Cansado, fronteira à lapa onde na época era venerada uma imagem de Nossa Senhora. Alguns anos após a construção, em 1659, o papa Alexandre VII concedeu alguns privilégios aos clérigos responsáveis pelas celebrações litúrgicas na capela.
De planta rectangular, o templo apresenta uma fachada simples, antecedida por uma escadaria, com portal de moldura rectangular rematado por arquitrave e encimado por volutas. Uma sineira foi colocada à esquerda, sobre o telhado da capela.
No conjunto da capela destaca-se a riqueza do programa decorativo interior, contrastando com a simplicidade do exterior. Organizado como um espaço único, o interior do templo é coberto por abóbada de berço e apresenta na parede testeira uma estrutura retabular assente sobre colunas compósitas, que enquadra um nicho, onde estava inserida a imagem de Nossa Senhora da Lapa, actualmente guardada na casa da quinta. Este conjunto retabular, bem como a imagem da padroeira, foram mandados executar cerca de 1721 por Duarte de Sousa França, sobrinho do fundador e detentor do padroado da capela na época.
As paredes laterais são revestidas com painéis de azulejos de padrão polícromos, e a abóbada foi decorada com um conjunto de pintura de brutesco de grande qualidade, representando cartelas, albarradas, folhagens, anjos músicos e putti , que enquadram figurações da Adoração dos Reis Magos, Adoração dos Pastores, Anunciação, Assunção.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1996.
Ligações externas
- Site do IPPAR, texto de Catarina Oliveira
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários