Capela de Nossa Senhora do Carmo

Capela de Nossa Senhora do Carmo
Loriga

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"capela-de-nossa-senhora-do-carmo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"loriga","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}


A capela da Nossa Senhora do Carmo, antiga ermida de São Gens, quase que passando despercebida, fica situada no centro do Bairro de São Ginês, muito bem guardada e protegida pelos moradores desse lugar pitoresco de Loriga.

Esta capela continua a manter a firme postura de bairro, sendo bem patente o orgulho que os moradores locais têm nela. Vem de longe a existência da capela naquele local, sendo desconhecida a data certa da sua construção sabe-se que foi uma ermida visigótica dedicada a S.Gens. Este santo, de origem céltica, foi martirizado em Arles na Gália, no tempo do imperador Diocleciano. Sabe-se que em 1524 ainda mantinha o seu antigo orago que era ainda muito venerado. Em 1758 ainda se fazia referência à dita capela, não com o actual orago, mas sim a San Gens, sabendo-se até que resistiu ao grande terramoto de 1755, que nesse ano assolou o nosso país e arrasou quase totalmente Lisboa. Facto estranho, mas é certo que dificilmente se poderá saber a razão do abandono e ruína desta ermida e desprezo pelo seu anterior orago em finais do século XVIII o qual foi substituído pelo de Nossa Senhora do Carmo quando foi reconstruída. Nem o nome do santo escapou incólume passando a ser conhecido há seculos por S.Ginês.Durante alguns anos, esteve só com paredes e telhado e, só depois de ser feito o altar, foi restituída ao culto em 1938. Para quem não saiba, muito boa gente poderá ser induzida no erro de que, a data de 1909, inscrita na fachada por cima da porta, corresponde à data da existência da capela naquele local. Na realidade, a data corresponde à última das grandes reconstruções que esta capela foi sofrendo ao longo da sua longa existência de mais de mil anos.

Se recuarmos a tempos distantes, veremos que esta capela foi fundamental e de grande utilidade em situações infelizmente trágicas acontecidas nesta vila. No século passado, mais precisamente em 1881, quando um novo tremor de terra se fez sentir na região da Beira, a igreja matriz viria a ruir e esta capela foi utilizada na realização de alguns actos religiosos. Já no século XX, aquando da grave epidemia (Tifo Exantemático) que aconteceu em Loriga no ano de 1927, foi improvisado um balneário na capela dotado com banheiras e água canalizada, para servir como hospital. Nesta altura, a capela estava praticamente desactivada religiosamente, pois apenas tinha as paredes e o telhado e essa adaptação a balneário foi importante na luta dessa epidemia.

A capela de Nossa Senhora do Carmo é presentemente digna de uma visita, devendo fazer parte do roteiro dos visitantes de Loriga, que decerto não deixarão de admirar a beleza da imagem da Virgem na amplitude do altar em madeira ornamentada, bem como outras imagens antigas e de muito valor onde não poderia faltar o São Ginês (São Gens), patrono deste Bairro. É também uma capela que, apesar de antiga, respira modernidade, graças aos cuidados que os moradores do bairro lhe dedicam.

Actualmente, a festa em honra de Nossa Senhora do Carmo realiza-se de dois em dois anos, no dia 4 de Junho e foi levada a efeito numa organização conjunta entre os moradores deste bairro e do bairro das Penedas. A primeira festa realizou-se em 2000 e teve como momento mais alto a procissão, que percorreu as ruas da vila, sendo o andor transportado por elementos da GNR (Guarda Nacional Republicana). Ficou ainda registado o facto de o “velho” Terreiro da Lição ter sido cenário, pela primeira vez, de um concerto musical efectuado pela Banda Musical de Loriga.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Capela de Nossa Senhora do Carmo","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Loriga, capela loriga senhora-do-carmo, -Capela de Nossa Senhora do Carmo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.