Caranguejeira é uma freguesia portuguesa do concelho de Leiria, com 32,48 km² de área e 4.972 habitantes (2001). Densidade: 153,69 hab/km².
Foi elevada a vila em 12 de Julho de 2001.
Pertencente ao concelho e distrito de Leiria, a freguesia da Caranguejeira ocupa uma área de 32,48 km². Situa-se na zona leste do concelho de Leiria. A freguesia confronta a norte a freguesia de Colmeias, a oeste as freguesias de Santa Eufémia e Pousos, a sul as freguesias de Arrabal e Santa Catarina da Serra e a leste as freguesias de Matas e Espite (pertencentes ao concelho de Ourém, distrito de Santarém).
História
A freguesia da Caranguejeira foi desanexada da freguesia de Espite desconhecendo-se o ano exacto. Tudo indica que o tenha sido no início do século XVI. O seu padroeiro é São Cristóvão. Em 1560, o Bispo D. Gaspar alargou a área da freguesia anexando-lhe várias povoações. Em 1600, o Bispo D. Pedro de Castilho anexou-lhe "os casaes da Longara" (actualmente Longra).
Povoações pertencentes à freguesia
- Caldelas
- Canais
- Campinos
- Casal da Cruz
- Casal Vermelho
- Freiria
- Grinde
- Lameiras
- Leão
- Longra
- Opeia
- Outeiro de Caldelas
Património
Religioso
Igreja Matriz
A principal igreja da freguesia conta com cinco altares: um dedicado a São Miguel, com as imagens deste santo, do Divino Espírito Santo, São Cristóvão e São Sebastião; no segundo está encerrado o Sagrado Coração de Jesus; o terceiro é consagrado a Nossa Senhora do Rosário, onde estão também as imagens de Santo António e São Braz; o quarto sustenta a imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita em 1628; no quinto venera-se além de São Miguel, Santa Catarina e São Vicente.
Capelas
Estão presentes capelas nas seguintes povoações: Alto da Caranguejeira (S. Vicente), Caldelas, Palmeiria e Soutos. Há existência de uma outra capela, a do Casal Martelo. Situa-se no final da povoação de Opeia e apresenta um elevado estado de degradação.
Monumento da Senhora dos Caminhos
Por se situar a cerca de 13 km de Fátima (concelho de Ourém), a freguesia da Caranguejeira é palco de passagem de centenas de peregrinos provenientes do norte do País. O monumento da Senhora dos Caminhos (na verdade Nossa Senhora de Fátima) estava previsto ir para Cahora-Bassa, Moçambique, no entanto, está actualmente situado no Leão, povoação pertencente à freguesia.
Histórico
- Ponte romana de Caldelas
- Maciço de escória datado do ano 2000 a.C.
- Lapedo (onde pode ser visto o Abrigo do Lagar Velho, local onde foi encontrado o menino do Lapedo, ainda que o local se encontre na freguesia vizinha de Santa Eufémia).
Cultural
- Rancho Folclórico dos Soutos
- Rancho Folclórico "Roseiras" do Vale da Rosa
- Diversas associações
- União Desportiva da Caranguejeira
- Filarmónica de São Cristóvão
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Leiria - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários