Cardielos

Cardielos
Viana do Castelo



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"cardielos","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}


Cardielos é uma freguesia portuguesa do concelho de Viana do Castelo, com 3,88 km² de área e 1.279 habitantes (2001). Densidade: 329,6 hab/km².

Lenda de Dom Sapo

Era uma vez um fidalgo chamado D. Florentim Barreto, a quem o povo chamava de D. Sapo. Dono de um belíssimo Paço (actualmente Quinta D. Sapo) e de vastas terras de lavoura, situadas na freguesia de Cardielos junto ao Rio Lima. Todos os seus servidores o odiavam, pois exercia sobre eles um poder injusto e cruel. D. Sapo exigia a passar a noite de núpcias com as noivas que casassem, o que alimentava o ódio do povo por ele.

Uma ocasião, um jovem ao ver o seu casamento a aproximar-se, juntou amigos para fazer uma queixa de D. Sapo na Corte. Eles sabiam que D. Florentim tinha amigos influentes na Corte, capazes de o defender perante o rei, permanecendo inocente. Por isso usaram de manha. Aos pés do rei, rogaram-lhe a mercê de se libertarem, pela morte, de um sapo que, em suas terras, roubava a virgindade às raparigas e tiranizava todo o povo da região. Espantou-se o rei com tal pedido, sorrindo da ingenuidade das gentes de Cardielos, concordou que matassem, à sacholada, sapo tão daninho.

Quando regressavam os enviados o povo de Cardielos assaltou o Paço com sacholas. D. Florentim foi apanhado de surpresa nos seus prazeres favoritos e, com um grito, caiu, inerte e cheio de golpes, no chão do quarto onde praticara tanto crime horrendo. Pôde, assim, o jovem noivo, esperto e ousado, libertar a pureza da sua noiva dos desejos repugnantes de D. Sapo e libertar, igualmente, e de vez, todo o povo de Cardielos das mãos do fidalgo. Mas os amigos de D. Florentim Barreto, ao saberem do atrevimento da justiça popular, logo correram à Corte, a reclamar ao rei, a condenação dos abusadores. Zangou-se de tal modo o rei com esta rebelião sangrenta que ordenou que viesse à sua presença quem cometera tão grave desacato. Então, os considerados culpados replicaram, perante ele, que haviam recebido, da boca do próprio rei, a ordem de morte de D. Sapo, pois só por este nome conheciam D. Florentim. E que os motivos das suas queixas eram verdadeiros. Ouviu El-Rei, reflectindo, os argumentos do povo de Cardielos. E disse-lhes: "Ide em paz para as vossas terras." E assim sucedeu, pois palavra de Rei não volta atrás.

Feliz com o desenlace, o povo tratou de destruir a torre e o solar de D. Florentim Barreto, para que não restasse memória estando os seus vestígios no actual Poço do Atranco, junto ao Rio Lima na fronteira com São Salvador da Torre.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Cardielos","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.