Carnicães

Carnicães
Trancoso



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"carnicaes","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Carnicães é uma freguesia portuguesa do concelho de Trancoso, com 8,44 km² de área e 192 habitantes (2001). Densidade: 22,7 hab/km².

Carnicães é um aglomerado rural, situado numa encosta na proximidade de terrenos agrícolas. Fica a 10 km da sede do concelho junto à E.M.581, à margem dos percursos mais utilizados do concelho.

Topónimo

O seu topónimo é formado por dois elementos: "carne", que significa terra e "cães" que designa os mouros. Resulta assim em limite da terra de Mouros, o que sugere ser um povoado muito antigo.

Festas e romarias

Festa a Santo António realizada no fim de semana a seguir a 13 de Junho.

Património

A sua igreja é um templo cuja fachada tem características românicas, embora edificada em época posterior a esse período, pois data do século XVI, já em pleno renascimento. A fachada, de cantaria, é encimada por frontão triangular, sobre o qual se levanta um campanário, onde se rasgam duas ventanas sineiras. No portal da entrada, aberto a meio, o arco de volta inteira é formado por grandes gomos. No interior, destaca-se o sacrário de características manuelinas (finais do século XVI), ladeado de talha barroca. No seu exterior, junto à capela-mor, encontram-se tampas sepulcrais de granito dos fins do século passado, pertencentes ao antigo cemitério paroquial, cujos caracteres já não se podem ler.

No Largo do Terreiro localiza-se o antigo Solar dos Malafaias, com o seu distinto brasão. No interior sobressai a Sala dos Reis, em cujo tecto estão representadas as pinturas de D. Sebastião, Cardeal D. Henrique, os três Filipes, D. João IV, D. Afonso VI, D. Pedro II, D. João V e D. José I. No centro do povoado encontra-se a fonte românica, ladeada de um chafariz em granito do século passado.

Associativismo

  • Associação Cultural, Desportiva e Recriativa de Carnicães
  • Associação de Melhoramentos "Os Amigos de Verdade"
  • Os Carnicences - Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Carnic\u00e3es","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.