Banda Torroselense Estrela D'Alva

Banda Torroselense Estrela D'Alva

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"carragozela","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Historial

A Banda Torroselense Estrela D' Alva foi fundada oficialmente em 8 de Fevereiro de 1908 pelos irmãos João e Eduardo Batista, naturais de Torroselo, embora a sua criação se reporte a muitos anos atrás, tendo assim mais de cem anos de existência. A filarmónica foi noutros tempos uma secção musical do Grémio Torroselense Estrela D' Alva, tendo o nome de Grupo Estrela D' Alva.
João Batista vulgarmente conhecido por João do Freixo, foi o seu primeiro regente e aquele a que ficou a dever-se a Filarmónica. Desde a primeira hora que revelou notável vocação para a música. Repartia a sua actividade entre relojoeiro e mestre da Música. Na sua profissão foi um artífice excelente, na música conseguiu superar todas as expectativas, tendo vindo mesmo a cotar-se como um dos melhores regentes que passaram por Torroselo. A ele se ficou a dever a primeira escola de Música da Banda, que fornecia à Filarmónica, com muita regularidade, elementos de reconhecida valia técnico-musical.
A Banda Torroselense Estrela D' Alva teve vários regentes, destacando-se o Mestre Alfredo, José Caetano, Norberto Pires, Luís da Silva, todos de Torroselo, e ainda Raposo Gomes, Quaresma, Carlos Mousinho, Guedes, Victor Costa, Marco Paulo, Lélio Réis, Paulo Paredes e o 1º Sargento do Exército João Alberto Jesus Sousa. Actualmente é novamente dirigida pelo Maestro Marco Paulo, que dirige também a Escola de Música.
A Banda possui hoje um bom conjunto instrumental, completamente renovado, no valor de alguns milhares de euros, só possível pelo esforço conjugado dos seus associados, Câmara Municipal, Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian, Junta de Freguesia, Instituto Português da Juventude e Inatel.
Durante a sua já longa existência, a Banda Torroselense Estrela D' Alva foi dirigida por gente dedicada, que à sua terra deixou o nome, como Eliziário Mendes Campos, José Leal Alves Lourenço, Joaquim Norberto Duarte Pires, Herculano Mendes De Unhão, António Mendes Povoas, António Mendes Campos, António Coragem, Joaquim Pimentel, Luís Martins, José de Sousa Frias e António Paes Mendes. Actualmente é dirigida por José João Santos, Miguel Sousa e José Albano que, conjuntamente com um grupo de torroselenses, garante dinâmica e crescimento à Colectividade.

Contactos:

Morada: Rua João do Freixo, 3
Código Postal: 6270-555 Torroselo- Seia
Distrito: Guarda
País: Portugal
Telefone: 238902227
E-mail: moc.liamtoh|olesorrotadnab#moc.liamtoh|olesorrotadnab
Website: http://bandatorroselo.serradaestrela.com

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Banda Torroselense Estrela D'Alva","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":", , -Banda Torroselense Estrela D'Alva","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

  • - Artigo raiz

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.