Cartaxo (freguesia)

Cartaxo (freguesia)
Cartaxo



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"cartaxo-freguesia","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Cartaxo é uma freguesia portuguesa do concelho do Cartaxo, com 19,03 km² de área e 10.115 habitantes (2001). Densidade: 531,5 hab/km².

A cidade do Cartaxo está situada a 6 km da margem direita do Tejo, a cerca de 40 metros de altitude e dista de Lisboa e Santarém, respectivamente 67 e 13 km.

História

É no século XIII que se encontram, pela primeira vez, referências ao Cartaxo. É nesta época, durante o reinado de D. Sancho II, que o chanceler Pêro Pacheco recebe os terrenos do “Reguengo do Cartaxo” com a condição, entre outras, de ali construir uma albergaria.

O seu primeiro foral foi-lhe concedido por D. Dinis, em Leiria, a 21 de Março de 1312 e confirmado, mais tarde por D. João II, em 1487 e por D. Manuel I, em 1496, sendo elevado à categoria de vila, em 10 de Dezembro de 1815, pelo Príncipe Regente, depois de D. João VI. Foi elevado à categoria de cidade em 21 de Junho de 1995.

A maior riqueza do Cartaxo é, indiscutivelmente, o vinho, sendo o seu melhor cartão de visita. O vinho faz ouvir o nome do Cartaxo por todo o país e não só. Podemos recordar a referência feita pelo personagem interpretado por António Silva, no filme “O Pátio das Cantigas”.

Na história moderna, o Cartaxo assume uma posição de relevo, veja-se, por exemplo, o que Almeida Garrett escreveu nas Viagens na minha terra “o Cartaxo é uma das povoações mais bonitas de Portugal e sempre asseada e alegre”. Segundo a opinião do mesmo escritor já se assemelhava, naquele tempo, a um bairro suburbano de uma cidade desenvolvida.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Cartaxo (freguesia)","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.