Carvalhal da Louça é uma localidade pertencente à freguesia de Paranhos da Beira, concelho de Seia.
Toponímia
Carvalhal deriva de «Carvalho», e denota o facto de ser uma zona onde abunda a espécie de carvalho negral. Já no século XVI, junto ao Vale da Ribeira do Hospital, que aqui morava um casal que explorava estas terras. Com o passar dos tempos, a população foi crescendo. Nessa altura, esta aldeia só se designava por «Carvalhal».
Por volta da transição dos séculos XVIII e XIX começou a designar-se por “Carvalhal da Louça”, devido à intensa produção de vasilhas de uso quotidiano.
Festas e Romarias
- Festa de São Marcos - Comemora-se a 25 de Abril
Património
- A “Casa dos Mouros”, situada entre Carvalhal da Louça e Vale da Igreja.
- A "Anta do Fontão" ou "Anta de Carvalhal da Louça" é a mais conhecida e atravessou séculos conservando ainda a sua imponência. Foi declarada Monumento Nacional em 1910.
- Ponte romana
- Capela de São Marcos
Colectividades
Equipamentos
- Escola do 1º Ciclo de Ensino Básico de Carvalhal da Louça
- Jardim de Infância do Carvalhal da Louça
- Campo de Futebol de Paranhos e do Carvalhal da Louça
- Parque de Merendas de Paranhos e do Carvalhal da Louça
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Paranhos da Beira - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
LINDA ALDEIA ONDE NASCI A 55 ANOS MAS SO LA PASEI 11 ANOS DEPOIS IMIGREI PARA FRANCA PARIS AONDE AINDZ ESTOU HOJE COM O TEMPP PASSADO LONGE DESTA ALDEIA CADA VEZ QUE EU VOU LA ACHO TUDO SEMPRE DIFERENTE MAS E NORMALE A CASA ONDE NASCI HOJE E A CASA TAPADA DOS MOINHOS E E VERDADE ERA UM MOINHO ONDE MEU PAI FAZIA LOUCA E ONDE EU VIVE ATZE TER 4 ANOS
Eu também nasci na Aldeia do Carvalhal da Louça a 18 de janeiro de 1951. Minha mae foi abandonada pelo meu pai ainda antes de eu nascer. Quando fiz um ano minha mae foi para o Rio de Janeiro onde já lá estavam seus irmaos e irmas, em busca de uma vida melhor. Em agosto de 1977 fui sozinha a conhecer essa aldeia e fiquei encantada com ela e todo Portugal, mas já era tarde. A vida estava feita no Brasil. Portugal sempre vai ser o amor que nao pude ter.
En breve vou voltar para carvalhal da louça nao para viver porque comprei casa em outra aldeia mas e perte e tenho familia em esta linda terra que me vui nascer a 57 anos tenho ainda meus pais e tos tias primas primos irmao irma desta aldei guardei no meu coraçao quando o meu pai vasia louça de barro e tambem meu avo que tinha o apelido de manuel rainho e agora e o meu pai manuel rainho et quando meu pai nao estiver sera o meu irmao manual rainho tambem mas ai se terminara porque o finho mais velho nao se chama manuel mas franquelim.
tambem desta aldeia guardo o cheiro do ocalipto que a por todo lado a minha infancia na escola de carvalhal as mimosas em flor em fevereiro e as mais em mai mas tambem a cultura dos campos batatas centeio cevada minho a apanha das azeitonas e surtudo as vindimas coisas que nos crianças agudava-mos a fazer quando se saia da escola que de boas lembranças
PARA TODOS VOCES QUE ESTAO LONGE NUNCA SE ESQUE9AO DESTE CANTINHO QUE SE CHAMA CARVALHAL DE LOUCA