Carvoeiro

Carvoeiro
Lagoa



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"carvoeiro-lagoa","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Carvoeiro é uma freguesia portuguesa do concelho de Lagoa construída por decreto-lei no ano de 1985, com 14,12 km² de área e 2.784 habitantes (2001). Densidade: 197,2 h/km².

Foi elevada a vila em 19 de Abril de 2001 recebendo o nome Vila de Carvoeiro.

História

Com uma história antiga, esta pitoresca povoação de pescadores tem vindo a crescer nos últimos anos como centro nevrálgico do turismo neste concelho. Situada a cerca de 5 km da cidade de Lagoa, Carvoeiro oferece um conjunto de pequenas praias recortadas pelas arribas rochosas, com águas límpidas e areias finas, formando locais paradisíacos de veraneio que se tornam adequados ao turismo residencial que tem despontado nos últimos tempos.

Na verdade, já desde tempos imemoriais que Carvoeiro foi alvo de várias atenções civilizacionais. Neste magnífico trecho da costa algarvia, onde a Natureza fez prodígios, o mar foi última morada para romanos, vítimas de batalhas navais e tempestades, cujos vestígios encontrados (um cepo romano e uma âncora) nos comprovam a sua presença. Como consequência dos frequentes assaltos de pirataria, várias batalhas foram travadas ao longo da costa, nomeadamente a batalha ocorrida em 1544 entre a esquadra de D. Pedro da Cunha e o Corsário Turco Xarramet.

Segundo fontes históricas, o actual topónimo da vila teria derivado do vocábulo “Caboiere”, antigo lugarejo de pescadores de origem árabe-medieval, que resistindo aos sinais do tempo, conseguiu vingar.

A pesca, foi, desde tempos longínquos, o sustento e o ganha pão destas paragens solitárias. À semelhança do que aconteceu com outras freguesias do concelho, Carvoeiro também acompanhou a expansão da Indústria Conserveira, responsável pela geração de inúmeros postos de trabalho e riqueza, enquanto laborou em pleno. Porém, a partir da década de 60, as excelentes condições naturais, permitiram o surto turístico e concomitantemente o desenvolvimento de outras actividades a ele afectas. As paragens solitárias tornaram-se buliçosas, atractivas, cheias de gente dos mais variados países que em férias ou em negócios vão afluindo cada vez em maior número.

Turismo

Carvoeiro representa uma opção particularmente atractiva no que se refere à prática do turismo de “Sol e Praia”, golfe e desportos náuticos. O recorte da costa, a qualidade das águas, a amenidade climática, a notoriedade dos campos de golfe, as acessibilidades e infra estruturas criadas e a correcta ocupação do solo em termos de ordenamento, conferem a Carvoeiro as condições necessárias para que se afirme como um dos destinos de qualidade no concelho, procurado por turistas nacionais e estrangeiros.

O sítio do Algar Seco é um verdadeiro ex-líbris desta freguesia, pelo conjunto harmonioso das suas rochas que formam autênticas varandas e janelas naturais sobre o mar. Caminhar junto ao mar é dos passeios mais belos que se pode aconselhar a quem visita Carvoeiro descobrindo não só a beleza das praias mas apreciando também os testemunhos que a história deixou no seu património arquitectónico, um portal da antiga fortaleza, obra mandada edificar no ano de 1670 e a Ermida de Nossa Senhora da Encarnação, uma capela sobranceira ao mar e que se supõe de construção anterior à edificação da fortaleza.

Praia do Carvoeiro

O seu principal atractivo turístico é a Praia do Carvoeiro. Localizada na baixa desta vila, a Praia de Carvoeiro é conhecida por receber no seu areal fino os barcos de madeira dos pescadores locais, o que confere a esta praia os modos piscatórios desde sempre ali praticados, bem como atrai, por isso mesmo, novas vagas de turistas. É guardada por duas enormes rochas: a da esquerda, que aponta para a Ermida de Nossa Senhora da Encarnação, e a da direita, que acolhe grande parte da zona antiga e história da vila.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Carvoeiro","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.