Casa do Povo de Santana de Cambas

Casa do Povo de Santana de Cambas
Santana de Cambas

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"casa-do-povo-de-santana-de-cambas","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santana-de-cambas","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A Casa do Povo de Santana de Cambas, foi criada em 24 de Setembro de 1937, pelo Estado Português, para servir as populações, desempenhando o papel da Segurança Social dos dias de hoje.

Já funcionou em dois edifícios diferentes daquele onde se encontra neste momento, situados na aldeia de Santana de Cambas, sendo que à medida que ia crescendo, ia também necessitando de mais espaço, até que definitivamente foi instalada no edifício onde actualmente se encontra. Tal como as restantes Casas do Povo de todo o país, após o 25 de Abril de 1974 foram, gradualmente substituídas pelo que hoje se denomina de Segurança Social, ou seja, o governo extinguiu as Casas do Povo, deixando grande parte do seu património entregue a Associações, que foram criadas pelas populações no intuito de não deixar desaparecer todo um património e serviços muito importantes para as pessoas das regiões onde se encontravam. Muitas Casas do Povo foram completamente extintas perdendo-se história e património. Felizmente em Santana de Cambas, houve sempre pessoas, que foram “olhando” pelo seu património, e não a deixaram "morrer" por completo.

Assim, esta Casa do Povo a partir do ano 2002, tomou um novo rumo, que a fez renascer definitivamente, foram realizadas eleições para os corpos sociais, que meteram mãos à obra na recuperação das suas magnificas instalações, e hoje conseguiu inverter a sua situação de decadência, dedicando-se em especial a aspectos sociais. Possuímos ainda o Salão de Festas, conhecido como “Grémio”, o qual está equipado com uma cozinha industrial, bar, sala polivalente e recinto exterior, onde se realizam as tradicionais festas em honra da padroeira da nossa aldeia – Santa Ana, e onde se realizam bailes, casamentos, baptizados, cursos de formação, todo o tipo de festas e colóquios, e em especial onde diariamente são servidas refeições, a preços sociais, dedicadas a todas as pessoas em geral.

Pode a população em geral, frequentar a sede e salão de festas, delas fazendo uso, dentro das normas em vigor, gozando os seus associados de direitos e privilégios especiais. Aquando do rejuvenescimento dos órgãos sociais, em 2002, começou-se por recuperar o espaço denominado Salão de Festas ( Grémio ), em virtude de ser um local emblemático da terra e que se encontrava em estado de quase abandono. Deste modo surgiu um apoio e carinho especial dos habitantes de Santana de Cambas, que se reuniram e colocaram mãos à obra, de forma voluntária, ou seja, no espaço compreendido entre Março e Outubro de 2002, todos os fins de semana dezenas de trabalhadores voluntários davam o seu contributo para a realização das referidas obras, uns com trabalho físico e outros de forma financeira. Assim, graças à dedicação de muitas pessoas, e ao apoio monetário da Câmara Municipal de Mértola, Junta de Freguesia de Santana de Cambas, e de muitos filhos da terra e actividades desenvolvidas pela recém chegada Direcção da Casa do Povo, foi possível inaugurar o Grémio a 19/10/2002.

Posteriormente, já no mês de Julho do ano 2004, foi possível iniciar as obras de recuperação da sede, que mais uma vez começaram com o incansável apoio das gentes de Santana de Cambas, mas como essas obras eram de valores financeiros mais elevados, a Direcção encetou esforços junto da Câmara Municipal de Mértola, que mais uma vez deu o seu imprescindível apoio, pelo que foi possível concluir as mesmas em Setembro de 2005. Todas as pessoas que deram o seu contributo na recuperação destes dois espaços, quer financeiro, quer com trabalho voluntário, foram de extrema importância, porque estavam presentes e apoiaram uma causa justa e há muito tempo merecida.

A Casa do Povo de Santana de Cambas, apenas teve um interregno nas suas funções, que ocorreu desde o ano de 1991 a 2001, tendo a partir do ano 2002 (inclusive) reactivado os seus órgãos sociais, e reiniciado a sua vocação, prestar serviços sociais, médicos, recreativos, etc. aos seus associados e à população em geral.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Casa do Povo de Santana de Cambas","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santana de Cambas, casa-do-povo santana-de-cambas, -Casa do Povo de Santana de Cambas","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.