Casal da Estrada

Casal da Estrada

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"casal-da-estrada","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


É uma pequena aldeia pertencente á freguesia de Assentis, do concelho de Torres Novas e do distrito de Santarém.
O nome desta aldeia está relacionado, com a estrada de Ourém, que nos séculos XVIII e XIX, era o principal elo de ligação entre Ourém e os portos fluviais de Tancos e Barquinha.
Primeiramente o Casal da Estrada era uma grande propriedade agrícola, com apenas uma habitação familiar, que viviam do que a terra produzia, principalmente os cereais, azeite, figos, vinho e amêndoas.
Será já no século XIX, que a nasce a aldeia CASAL DA ESTRADA, sendo as primeiras casas das famílias Lopes e Thomaz, herdeiros das ditas propriedades.
Mas dada a sua localização, a meio caminho entre Ourém e Tancos, levou com que o Sr. António Thomaz se dedicasse também ele ao negócio de transporte de madeira em carros de bois, do pinhal de Leiria para o porto fluvial de Tancos, e mais tarde o da Barquinha, já na altura pagava 20 reis por cada carro que entrava no cais.
Nesse tempo, já com uma frota de 15 carros e respectivos bois, constrói aqui uma pousada que servia de abrigo para os cingeleiros pernoitarem, dado a viagem demorar sempre mais de um dia. Havendo também um lugar onde os animais comiam e descansavam.
Anos depois, o filho Joaquim Thomaz ainda continua com o negócio, que viria a terminar no princípio do século XX, com o aparecimento do caminho- de- ferro, deixa de ser feito o transporte por barco.
Mais tarde ficou a principal rua, com o nome de Rua da Pousada.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Casal da Estrada","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":", , -Casal da Estrada","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

  • - Artigo raiz

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.