Casebres

Casebres
São Martinho

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"casebres","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sao-martinho-alcacer-do-sal","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A aldeia de Casebres é a sede da freguesia de São Martinho, concelho de Alcácer do Sal.

Geografia

Casebres situa-se na freguesia de São Martinho, no extremo norte do concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, nas margens da Ribeira de São Martinho, afluente do Rio Sado. Na composição da freguesia, fazem ainda parte os lugares de Bemposta, Gargolim de Cima, Gargolim de Baixo, Serrinha, Junceira, Vale de Brejo, Serra do Pinhal, Volta, Monte da Ponte de Pedra e Fangarifau.

Nesta freguesia de 84,94 km², de áreas agrícolas e florestais, situa-se a Serrinha, a maior elevação do concelho de de Alcácer do Sal, com 186 metros de altitute, que permite desfrutar de uma ampla visão sobre a freguesia e sobre o estuário do Sado.

População

Em Casebres, tal como no restante Alentejo, os trabalhos são essencialmente agrícolas. Algumas das pessoas mais idosas, nomeadamente os homens, executam trabalhos relacionados com o gado, a pastorícia, a ordenha e a tosquia (este também executado por pessoas mais jovens). Assim, a população desta zona ocupa-se principalmente de trabalhos, tais como, a tiragem de cortiça, apanha do tomate e da pinha, plantação e corte de eucalipto, esgalha de árvores e restantes trabalhos agrícolas e florestais.

Uma baixa percentagem da população trabalha em fábricas e serviços existentes nos concelhos limítrofes. Desta forma, 70% da população activa exerce a agro-pecuária, 15% a construção civil, o comércio alberga 7% enquanto que apenas 5% são operários fabris e os restantes 3% estão divididos por profissões designadas de serviços.

Pode-se considerar que o nível sócio-económico é baixo e essencialmente rural. A população existente em Casebres, apresenta um nível etário relativamente equilibrado. Esta aldeia apresenta de momento uma taxa de, aproximadamente, 65% de população com mais de 35 anos de. A média de filhos por agregado familiar é de, actualmente, 1 a 2 filhos. Como vai sendo usual nas aldeias alentejanas, e não só, o êxodo rural também se faz sentir, assim, a população mais jovem tem migrado para os centros urbanos, procurando novos e melhores postos de trabalho.

Gastronomia e doçaria

A gastronomia desta freguesia goza da riqueza de condimentos da cozinha alentejana. No entanto, aqui é especialmente apreciado o "Ensopado de Borrego", a "Açorda de Alho", e as "migas com Entrecosto".

A doçaria artesanal baseia-se nos ingredientes que a região oferece, pelo que se destacam as pinhoadas, os bolos de pinhão e mel, os copos de pinhão e os bolos de mel.

Turismo

Apesar de não existirem estruturas organizadas de vocação turística, esta freguesia congrega turistas nos seus espectáculos ao ar livre, bailes e festas populares. Igualmente de interesse são as albufeiras da Bemposta e da Azenha Pintada que estimulam os amantes de pesca e piqueniques.

A aldeia de Casebres, dentro das suas características de traça alentejano e do seu sossego, fazem-na um local de eleição para aqueles que procuram a calma e serenidade alentejana.

Tradições

As comemorações do 25 de Abril e 1º de Maio são muito participadas pela população, em iniciativas desportivas e culturais que terminam no piquenique na albufeira da Azenha Pintada. Em Maio decorrem as festas religiosas em honra do santo padroeiro da freguesia, São Martinho, que culminam na procissão das velas. Em Junho e Agosto decorrem, respectivamente, a Festa de São João e a Festa da Alegria, ambas abrilhantadas com artistas populares, bailes, quermesses, jogos populares, vacada, sardinhada. Em Novembro ocorre as comemorações pagãs de São Martinho, com baile, castanhas assadas e água pé.

Fontes de informação

Artigos relacionados com São Martinho

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Casebres","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"S\u00e3o Martinho, casebres s\u00e3o-martinho, -Casebres","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.