O Castelo de Alter Pedroso, situado em Alter Pedroso, no concelho e freguesia de Alter do Chão, na vasta planície Alentejana, foi uma importante estrutura desta região, localizada numa linha defensiva estratégica, guardando a fronteira das forças inimigas. Foi um importante elo de ligação com outros castelos da linha defensiva alentejana, entre eles o Castelo de Alter do Chão.
História
O Castelo terá sido construído no século XIII, e em 1249 doado por Afonso III à Ordem de Avis, recebendo posteriormente obras de reconstrução em 1293, durante o reinado de D. Dinis.
Durante a Idade Média é construída a Capela de São Bento, e já no século XVII dá-se a destruição da estrutura pelas tropas Espanholas de D. João de Áustria, no contexto da Guerra da Restauração da independência Portuguesa. Praticamente desguarnecido, caiu, e foi destruído, transformando-se em ruínas.
Na década de 40 do século XX é construído o marco geodésico ainda hoje visível, estando hoje em dia a estrutura classificada como Imóvel de Interesse Público desde em 29 de Setembro de 1977. Hoje em dia, da traça primitiva de planta pentagonal resta apenas um portal gótico, partes de muralha em ruínas e a porta da já referida Capela de São Bento no interior.
Características
Apresenta planta no formato de um polígono pentagonal. A construção faz o aproveitamento dos afloramentos rochosos como panos de muralha, interligando-os com a muralha propriamente dita, à imagem de muitos povoados fortificados pré-medievais.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários