Castelo de Ródão

Castelo de Ródão
Vila Velha de Ródão (freguesia)

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"castelo-de-rodao","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vila-velha-de-rodao-freguesia","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


O Castelo de Ródão, também conhecido como Castelo do Rei Wamba, na Beira Baixa, localiza-se na freguesia e concelho de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco.

Constitui-se efectivamente numa torre-atalaia, erguida numa escarpa sobranceira ao rio Tejo, sobre as chamadas Portas de Ródão, um estreitamento no curso do rio. Do alto de seus muros, miradouro de visita obrigatória, o visitante descortina excepcional panorâmica do vale do Tejo.

Características

O conjunto é composto por uma torre-atalaia, de planta quadrangular, popularmente denominada como torre de menagem, envolvida por uma muralha. A uma distância de cerca de 150 metros, ergue-se a Capela de Nossa Senhora do Castelo, uma ermida rústica.

Rei Wamba

Vamba ou Wamba (?—687) foi o último grande rei dos Visigodos, deposto por perfídia quando lhe deram a beber um hipnótico que o levou a crer que a sua morte estava iminente. A "Divisão de Wamba" ou, em latim, Divisio Wambae, é um documento medieval que descrevia as dioceses visigóticas da Península Ibérica. No entanto o referido documento é considerado uma falsificação.

Existem várias teorias sobre o local de nascimento do Rei Wamba. As que defendem que este ocorreu no que é hoje o território português propõem que Wamba terá nascido em Penamacor ou na localidade próxima de Egitânia, hoje Idanha-a-Velha. A alguns quilómetros, em Vila Velha de Ródão, encontra-se um castelo atribuído a este rei, conhecido como Castelo do Rei Wamba.

História

Antecedentes

Embora a sua primitiva edificação seja tradicionalmente atribuída a Wamba (672-680), último grande rei dos Visigodos, autores mais modernos acreditam que a estrutura possa remontar a uma atalaia da época da Invasão muçulmana da Península Ibérica.

A atalaia medieval

À época da Reconquista cristã da península Ibérica, no contexto da afirmação da Independência de Portugal, no século XII, esta estrutura foi reedificada, provavelmente por elementos da Ordem dos Templários, mesma época em que foi erguida uma pequena Capela sob a invocação de Nossa Senhora.

Actualmente

O conjunto foi classificado como Imóvel de Interesse Público, por Decreto publicado em 30 de Novembro de 1993. Nessa época, a torre-atalaia e a Capela de Nossa Senhora do Castelo encontravam-se em avançado estado de degradação, a última vítima de sucessivos roubos. Desde 1998, a Associação de Estudos do Alto Tejo e a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão lideram o desenvolvimento de um amplo projecto que visa requalificar e aproveitar esse património, através:

  • do estudo e recuperação dos imóveis classificados
  • da caracterização e monitorização ambiental da área
  • da promoção de um uso sustentável da área

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Castelo de R\u00f3d\u00e3o","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vila Velha de R\u00f3d\u00e3o (freguesia), castelo castelo-de-r\u00f3d\u00e3o castelo-do-rei-wamba im\u00f3vel-de-interesse-p\u00fablico vila-velha-de-r\u00f3d\u00e3o wamba, -Castelo de R\u00f3d\u00e3o","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.