O Castelo do Zêzere localizava-se na povoação e freguesia de Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha, Distrito de Santarém.
Castelo templário anteriormente situado no local onde existe hoje o cemitério municipal, junto a confluência dos rios Tejo e Zêzere, em frente à vila de Constância, e do qual só existem ruínas e vestígios.
História
Antecedentes
A freguesia de Praia do Ribatejo foi uma antiga vila e sede de concelho. Denominava-se, então, Pay Pelle (ou Pay de Pelle) e possuía Câmara Municipal e Juiz Ordinário.
O castelo medieval
À época da Reconquista cristã da península Ibérica, no contexto da conquista de Santarém e de Lisboa (1147), a região foi dominada pelas forças de D. Afonso Henriques (1112-1185). Como recompensa pelo auxílio nessa campanha, o soberano fez extensa doação de terras na região à Ordem dos Templários, na pessoa de seu Mestre em Portugal, D. Gualdim Pais (1159), com a responsabilidade da defesa da chamada Linha do Tejo. Para esse fim, foi erguida uma linha de fortificações compreendendo, além deste, os castelos de Almourol, Idanha, Monsanto, Pombal e Tomar, seus contemporâneos.
Visando atrair povoadores para esta povoação e freguesia de Santa Maria do Zêzere, sua primitiva denominação, a Ordem outorgou-lhe Carta de Foral em 1174, datando possivelmente deste período a edificação do castelo. O castelo localizava-se entre a vila e a primitiva Igreja Matriz. Pay de Pelle constituiu-se em Comenda da Ordem do Templo até 1311. Com a extinção da Ordem, o seu património em Portugal foi transferido para a Ordem de Cristo, constituindo-se em Comenda desta Ordem entre 1319 e 1843, quando da extinção das ordens religiosas no país.
O nome Pay de Pelle figura no Foral Novo concedido por D. Manuel I (1495-1521) à vila em 22 de Dezembro de 1519.
Do século XIX aos nossos dias
Sede de Concelho até ao início do século XIX, com o nome de Paio de Pele, a partir de 9 de Setembro de 1927 a vila passou a designar-se por Praia do Ribatejo. Actualmente, do antigo castelo medieval restam apenas alguns vestígios, uma vez que deu lugar ao cemitério de Praia do Ribatejo, vizinho à antiga Igreja Matriz.
Ligações externas
Artigos relacionados com Praia do Ribatejo
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
ANTERIORMENTE ERA DESIGNADA POR SANTA MARIA DO ZÊZERE,E TINHA IGREJA E O CASTELO DO ZÊZERE,QUE ABRANGIA O ALTO DA SENHORA DA CONCEIÇÃO,COM VISTA PARA CONSTÂNCIA E PARA OS RIOS TEJO E ZÊZERE,HOJE ALI SE SITUA O CEMITÉRIO PAROQUIAL DA PRAIA DO RIBATEJO,NO FIM DA RUA DESIGNADA POR CASTELO DO ZÊZERE,DO ALTO DO SEU MIRADOURO,VISLUMBRA-SE A PAISAGEM AO LONGO DO TEJO,ABRANTES,MONTALVO E OUTRAS LOCALIDADES.
A UNICA VILA EM PORTUGAL QUE TEVE DOIS(2) CASTELOS,O CASTELO DE ALMOUROL,QUE AINDA EXISTE E É O MAIS BONITO DE PORTUGAL E DO MUNDO,E O CASTELO DO ZEZERE,ONDE E HOJE O CEMITERIO PAROQUIAL DA PRAIA DO RIBATEJO E O ALTO DA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
SEGUNDO OS MAIS VELHOTES PRAIENSES,AS PEDRAS DO ANTIGO CASTELO DO ZEZERE,SERVIRAM PARA CONSTRUIR O CEMITERIO E A IGREJA DE SANTA MARIA DO ZEZERE,QUE MAIS TARDE TAMBEM FOI DESTRUIDA,E HOJE E UMA SIMPLES CAPELA,AO FUNDO DO CEMITERIO,TAMBEM SE FALAVA QUE HAVIA POR LÁ VASILHAMES COM MOEDAS DE OURO,ENTERRADAS QUANDO DA DESTRUIÇÃO DO CASTELO E DA IGREJA DE SANTA MARIA DO ZEZERE,SERÁ LENDA OU ERA REAL,AGORA SO DESTRUINDO O CEMITERIO E REVOLVENDO TONELADAS DE TERRA E PEDRAS.