Castelo Mendo

Castelo Mendo
Almeida



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"castelo-mendo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Castelo Mendo é uma freguesia portuguesa do concelho de Almeida, com 23,26 km² de área e 134 habitantes (2001). Densidade: 5,8 hab/km². Está incluída no Programa das Aldeias Históricas.

A aldeia de Castelo Mendo é uma povoação muito antiga, implantada sobre um maciço granítico, a 756 metros de altitude, um ponto de defesa estratégica, de acessibilidade reduzida, rodeada por uma paisagem agreste e recortada, e a leste e a sul pelo rio Côa.

História

Os vestígios de presença humana nesta região datam da Idade do Bronze e da época Romana, estando a Aldeia rodeada de muralhas reconstruídas no século XII, com seis portas medievais.

A maioria dos típicos edifícios da Aldeia, de dois andares, destinando-se o piso térreo ao gado, e o piso superior a habitação, construídos com granito, bem como muitas aldeias Beirãs vizinhas. Muito famosa era a sua Feira Medieval, provavelmente a primeira feira oficial do País, ordenada pelo Rei D. Sancho II.

A freguesia foi formada em tempos por três paróquias: São Pedro, Santa Maria e São Vicente. Foi vila e sede de concelho entre 1229 e 1855. Era constituído pelas freguesias de Ade, Aldeia Nova, Amoreira, Azinhal, Cabreira, Castelo Mendo, Cerdeira, Freixo, Leomil, Mesquitela, Mido, Miuzela, Monte Perobolço, Parada, Peva, Porto de Ovelha e Senouras. Tinha, em 1801, 4.419 habitantes e, em 1849, 4.751.

Património

Esta aldeia histórica tem muito para contar, como se pode confirmar ao visitar o seu castelo, as Igrejas de São Vicente e de São Pedro, o alto Pelourinho de 7 metros, o mais alto das Beiras, ou pela Domus Municipalis, edifício que englobava a Cadeia, no piso Térreo, o Tribunal, no piso Superior e a Casa da Câmara, e que, hoje, funciona como Posto de Turismo e Sala de Exposições, sendo um dos pontos de partida para visitar as Gravuras Rupestres de Foz Coa.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Castelo Mendo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.