Ceiroquinho

Ceiroquinho
Fajão

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ceiroquinho","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"fajao","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A aldeia de Ceiroquinho, da freguesia de Fajão, concelho de Pampilhosa da Serra, ocupa um vale integrado na extensa cadeia montanhosa da serra do Açor. Um pequeno núcleo de casas alcandoradas ao longo de uma encosta debruça-se sobre uma linha de água, essencial na sua génese e sobrevivência.

Chega-se deambulando por um percurso tortuoso aparentemente sem um fim à vista. Em baixo, a aldeia, disposta no sopé da encosta, concentrado de casas em pedra, umas mais antigas, outras de construção recente, ligadas por percursos intrincados ajustados às necessidades da povoação. Numa zona de relevo rigoroso, a presença de linhas de água dita o povoamento, condição essencial à prática da agricultura, modo de subsistência numa região em que os recursos são mínimos.

A aldeia de Ceiroquinho ocupa um vale integrado na extensa cadeia montanhosa da serra do Açor. Um pequeno núcleo de casas alcandoradas ao longo de uma encosta debruça-se sobre uma linha de água, essencial na sua génese e sobrevivência.

Património

Piscina

A piscina afasta-se da aldeia por meio de um percurso que contorna uma elevação oposta à implantação do casario. A piscina alimenta-se da água de um pequeno riacho que a contorna. A água, redireccionada por uma pequena comporta, enche a piscina para voltar ao seu leito normal após atingir o limite desejado e determinado pelos descarregadores de superfície. O desenho parece resultar de um gesto intuitivo, espontâneo, materializado numa plataforma principal que se ajusta ao relevo existente por meio de lances de escadas e plataformas secundárias que criam áreas de estadia ou de banhos para os mais pequenos. Por outro lado, reflecte um sentido de comunidade pouco comum nos dias de hoje. É mantida pela povoação local e, na ausência de limites físicos, aberta aos transeuntes. Enche-se no pico do calor para devolver no Outono a água ao circuito normal do riacho. Um caso notável de apropriação de um território e da sua dinâmica familiares aos habitantes da aldeia, longe de uma acção demasiado planeada, acto distante e por vezes contraditório com uma realidade ainda mais longínqua.

Construída em 1982, a piscina foi um projecto que partiu da população da aldeia, mais precisamente da Comissão de Melhoramentos de Ceiroquinho.

Fonte de Informação

Artigos relacionados com Fajão

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ceiroquinho","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Faj\u00e3o, ceiroquinho faj\u00e3o, -Ceiroquinho","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.