Celorico da Beira é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região Beira Interior Norte, com cerca de 2.650 habitantes.
É sede de um município com 249,93 km² de área e 8.683 habitantes (2006), subdividido em 22 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Trancoso, a nordeste por Pinhel, a sueste pela Guarda, a sudoeste por Gouveia e a oeste por Fornos de Algodres.
Freguesias
As freguesias de Celorico da Beira são as seguintes:
- Açores
- Baraçal
- Cadafaz
- Carrapichana
- Casas do Soeiro
- Cortiçô da Serra
- Fornotelheiro
- Lajeosa do Mondego
- Linhares
- Maçal do Chão
- Mesquitela
- Minhocal
- Prados
- Rapa
- Ratoeira
- Salgueirais
- Santa Maria
- São Pedro
- Vale de Azares
- Velosa
- Vide Entre Vinhas
- Vila Boa do Mondego
Capital do Queijo Serra da Estrela
A raça ovina Bordaleira da Serra da Estrela é uma ilustre produtora de leite. Este transforma-se num néctar no fabrico do mais reconhecido queijo português, o Queijo Serra da Estrela. Esta iguaria é fruto de um processo que vai mais além da simples técnica. A mão-de-obra utilizada nas queijarias é, na sua maioria, de índole familiar, o que confere um ambiente único. Os segredos vão passando das avós para as netas, numa tradição secular. As artesãs possuem um conhecimento único, mas levantam sempre um pouco a ponta o véu e deixam-nos alguns pequenos segredos do ofício. As mãos, dizem elas, devem estar sempre frias, desde o dessoramento até ao encinchamento.
Em termos técnicos, o fabrico deste manjar inicia-se com uma selecção criteriosa do leite, exclusivamente fornecido pela Bordaleira da Serra da Estrela. Posteriormente, é colocado em recipientes próprios para a formação da coalha. Esta é induzida através da utilização do cardo (retirado da flora regional), previamente moído no almofariz.
Após este processo, procede-se à extracção do soro do leite – o dessoramento – a coalhada é agitada de tempos a tempos, com cuidado para não prejudicar o endurecimento do grão. Finalmente, a coalhada é pressionada levemente para se extrair o soro na quantidade desejada. É então colocada nos cinchos – o enchimento, sendo extraído o restante soro com o apoio de uma francela e onde a coalha sofre diversas viragens.
Após a salga, o queijo é colocado no local onde irá permanecer durante, pelo menos, trinta dias, para a sua maturação e encascamento. Entretanto o soro do leite é aproveitado para fazer requeijão, que é saboreado com o delicioso doce de abóbora. O processo de fabrico do Queijo Serra da Estrela é inspeccionado segundo critérios rigorosos. Desta forma, obtém-se um produto altamente qualificado de uma região demarcada, com denominação de origem protegida – DOP.
Além do Queijo Serra da Estrela DOP, o visitante poderá encontrar nas diversas queijarias espalhadas pelo concelho, um delicioso queijo de ovelha curado ou amanteigado, fruto de saberes ancestrais.
Património
Associativismo
Banda Filarmónica "Os Bazófias"
A Banda Filarmónica da Associação Juvenil Os Bazófias, dirigida pelo Maestro Jorge Silva, é constituída actualmente por jovens dos 8 aos 24 anos, num total de cerca de 40 elementos.
Bombos do Baraçal
Fundado em 1982 pela Liga dos Amigos do Baraçal, este grupo é constituído por cerca de 20 elementos.
Fanfarra do Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira
Refundada pela actual Direcção dos Bombeiros, no início de 2007, é formada por 60 elementos.
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Sub-região Beira Interior Norte - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários