A maior central fotovoltaica do mundo está situada na Amareleja, concelho de Moura. Amareleja é conhecida por ser a localidade mais quente e com mais horas de céu aberto de Portugal.
O projecto conta com capacidade de 46 MWp de potência e produz 93 milhões de kilowatts/hora por ano, o equivalente ao consumo de mais de 30 mil famílias. A central ocupa uma área de 250 hectares e é composta por 2.520 seguidores solares, com 262.080 módulos fotovoltaicos. Seu funcionamento deverá evitar a emissão na atmosfera de cerca de 152 mil toneladas de CO² por ano.
A central fotovoltaica levou 13 meses a construir e representa um investimento total de 261 milhões de euros. Construída para produzir energia não poluente para a REN durante 25 anos, é quase o quádruplo do actual maior complexo do género, com 12,5 MW de potência instalada, que se encontra em Brandis, na Alemanha.
Outras centrais em Portugal
Em 27 de Março de 2007 começou a funcionar a Central Solar Fotovoltaica de Serpa (CSFS), que na ocasião também era a maior unidade do género do mundo. Fica situada na freguesia de Brinches, Serpa, no Alentejo, numa das áreas de maior exposição solar da Europa. Tem capacidade instalada de 11 MW, suficiente para abastecer cerca de oito mil habitações.
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Amareleja - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários