Cernache do Bonjardim

Cernache do Bonjardim
Sertã



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"cernache-do-bonjardim","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Cernache do Bonjardim (frequente e erradamente referido como Sernache do Bonjardim), é uma freguesia portuguesa do concelho da Sertã, com 72,06 km² de área e 3.283 habitantes (2001). Densidade: 45,6 h/km².

Situada geograficamente no centro do país, Cernache do Bonjardim, pertence administrativamente ao concelho da Sertã, integrando a Unidade Territorial do Pinhal Interior Sul, distrito de Castelo Branco. A cerca de 9 km da sede de concelho, situa-se ainda a 40 Km de Tomar e a cerca de 80 Km de Castelo Branco e Coimbra.

Freguesia de dimensão relevante, ocupa mais de 16% da área total do concelho e situa-se num dos extremos do distrito de Castelo Branco, confrontando com os distritos de Leiria e Santarém. Inserida numa das maiores manchas florestais da Europa, delimita-a a norte e a oeste o rio Zêzere (Albufeira de Castelo de Bode); a sul a Ribeira da Sertã (freguesia de Palhais); a leste as freguesias do Nesperal e Cabeçudo e a Nordeste a freguesia do Castelo (freguesias que complementam a área social abrangente num total de 136.641 km²).

Localidades

História

Etimologicamente, Cândido da Silva Teixeira inclina-se para que a palavra Cernache provenha do verbo latino cerno, ver ao longe, uma vez que a localidade está situada num ponto elevado, dominando um largo horizonte. De acordo com as fontes, deu-se inicialmente o nome de Bom Jardim a um mosteiro, muito antigo, que os freires da Ordem do Hospital ali fundaram (Paço do Bonjardim, actual Seminário das Missões). Embora a formação do povoado não pareça ir além do século XII ou XIII, há topónimos na freguesia muito anteriores, demonstrando existência de população local antes da Nacionalidade.

Em 1220 ou 1221 foram doados por D. Sancho II à Ordem do Hospital as povoações da Várzea de Pedro Pelaio (hoje Várzea de Pedro Mouro) e do Sambado, havendo ainda documentos (inquirições), do Reinado de D. Dinis, que falam nos lugares de Brejo, Calvaria, Ribeira Cerdeira e Zangaria. Alguns crêem que foi nos Paços do Bonjardim que nasceu, a 24 de Junho de 1360, Nuno Álvares Pereira. No entanto, vários historiadores apontam o local do nascimento para Flor da Rosa. A localização de "Bonjardim" não é precisa e nos registos de nascimento não consta o nome de D. Nuno. O seu título de "São Nuno de Santa Maria" parece remeter para o Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, onde o seu pai residia aquando do seu nascimento.

Freguesia criada a 05 de Janeiro de 1544, Cernache do Bonjardim desenvolve-se a partir da criação do Seminário do Priorado do Crato, em 1791. A sua sede é elevada à categoria de vila, no dia 27 de Agosto de 1955 .

Colectividades

Nesta localidade pode encontrar, entre muitas outras colectividades, o Clube Bonjardim, fundado a 20 de Fevereiro de 1885, com um peso elevado no progresso de Cernache do Bonjardim ao longo da sua história. No seu edifício sede encontra-se o Cine-teatro Taborda. Adjacente a este encontra-se um jardim, espaço recentemente renovado, no qual se podem realizar eventos culturais bem como diversas actividades desportivas, para além do parque infantil e das suas diversas zonas de descanso com bancos e mesas. Neste jardim existe igualmente um imponente e também centenário sobreiro, recentemente classificado devido à sua espécie rara bem como ao seu elevado porte.

O Clube Bonjardim promove actividades culturais e desportivas durante todo ano, aproveitando as excelentes condições naturais da região, para além das várias secções. São elas o Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim, Dance Clube - grupo feminino de dança moderna, Secção Futsal do Clube Bonjardim e a Secção de Radio-modelismo do Clube Bonjardim, tendo esta última, concluído um dos objectivos principais, a criação de uma pista de automodelismo.

Organização político-administrativa

Presidente da Junta de Freguesia (eleito em 2005 e 1997-2001): Diamantino Calado Pina.
Presidente precedente: Joaquim Filipe Patricio (2001-2005).

Heráldica

Ordenação heráldica do brasão e bandeira publicada no Diário da República, III Série de 08/08/1995

Armas

Escudo de vermelho, uma faixa ondeada de três tiras de prata e azul, acompanhada em chefe de uma cruz flordelisada de prata, vazia do campo e em ponta de dois livros abertos, de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro em maiúsculas: "CERNACHE DO BONJARDIM".

Património

  • Igreja de São Sebastião ou Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim
  • Atelier Túlio Vitorino ou Atelier do pintor Túlio Vitorino
  • Serra de São Macário e Santa Maria Madalena
  • Seminário das Missões
  • Quinta das Águias
  • Casa da Rua Torta

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Cernache do Bonjardim","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.