Colmeal é uma freguesia portuguesa do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, com 40,02 km² de área e 58 habitantes (2001). Densidade: 1,4 hab/km².
História
O nome Colmenar surge mencionado pela primeira vez quando a povoação foi doada aos monges de São Julião do Pereiro. Terá sido esta freguesia da família dos Cabrais, pois a mãe do descobridor do Brasil, Pedro Alvares Cabral, era filha do Alcaide de Castelo Rodrigo. Ainda hoje se destaca a casa dos Cabrais, com o seu brasão de armas.
De destacar que a sede que dá nome à freguesia se encontra abandonada, porque em 1956, a proprietária das terras decidiu despejar todos os habitantes da aldeia, uma decisão inédita em Portugal. A GNR teve de intervir a 8 de Julho de 1957 para expulsar os habitantes que tiveram de se deslocar para outras localidades do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Por isso Colmeal é a única freguesia portuguesa cuja sede não tem um único habitante. A povoação passou a ser uma aldeia fantasma. Embora se mantenha o nome da freguesia, tem como lugares adjacentes o Bizarril, os Luzelos e o Milheiro.
Por despacho de 25 de Outubro de 1968 é considerada o Colmeal como aldeia de valor concelhio. Em termos monumentais destacam-se as ruínas do Castelo de Monforte e a aldeia do Colmeal. O Rio Côa e as suas arribas são locais de Interesse Paisagístico.
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Figueira de Castelo Rodrigo - Artigo raiz
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários