Concavada

Concavada
Abrantes



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"concavada","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Concavada é uma freguesia portuguesa do concelho de Abrantes, com 19,89 km² de área e 734 habitantes (2001). Densidade: 36,9 hab/km².

A freguesia da Concavada situa-se na parte oriental do concelho, a sul do Tejo. Tem uma estreita fronteira com o concelho de Mação a norte, e os restantes vizinhos são as freguesias de Alvega a leste, São Facundo a sul, Pego a oeste e Mouriscas a norte. É ribeirinha à margem esquerda do rio Tejo ao longo dos limites com as Mouriscas e com Mação.

É a 14ª freguesia do concelho em área, a 16ª em população e a 13ª em densidade demográfica.

Foi a terra natal do poeta António Botto, que dá nome, actualmente, à Biblioteca Municipal de Abrantes.

História

Concavada é freguesia desde 1985. A sua história está muito ligada a Alvega (outra freguesia do concelho). Foi em tempos uma terra de pescadores e oleiros, actualmente estas actividades foram substituídas pela prestação de serviços e pequenas indústrias como a serração, metalomecânica e construção civil.

Festividades

A Romaria de Nossa Senhora da Guia, manifestação religiosa de grande impacto, teve origem na Confraria do Espírito Santo, constituída por pescadores do Rio Tejo e do mar, devotos a esta Santa, a quem era pedido o auxílio em dias de cheias e de tempestades. Segundo a lenda, a devoção teve o seu início quando foi encontrada uma imagem da Santa num poço. A imagem estava seca, sem o mínimo sinal de desgaste provocado pela água. A partir deste momento, concluiu-se que a água nada podia contra esta Santa, tornando-se a padroeira dos pescadores, que quando passavam por esta Ermida tiravam o barrete, punham-no ao ombro e rezavam à padroeira, cantando:

"Nossa Senhora da Guia
Que estais ao pé do Tejo
Todas as vezes que lá passo
Tiro o meu barrete e rezo".

Gastronomia

  • Couves com feijão
  • Sarrabulho
  • Semineta
  • Migas de cozinha

Heráldica

Armas

Escudo de ouro, vieira de vermelho entre dois ramos de oliveira de verde, frutados de negro e postos em pala; campanha ondada de azul e prata de cinco tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “CONCAVADA”.

Bandeira

De azul, cordões e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Concavada","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.