Conceição

Conceição
Tavira

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"conceicao-tavira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"tavira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Conceição é uma freguesia portuguesa do concelho de Tavira, com 61,18 km² de área e 1.514 habitantes (2001). Densidade: 23,6 hab/km².

Esta freguesia situa-se a cinco quilómetros da sede de concelho. Confronta a Norte com o Azinhal, a Sul com Cabanas de Tavira, a Nascente com Vila Nova de Cacela e a Poente com a freguesia de Santa Maria.

A população tem como principais sectores de actividade a agricultura, construção civil, o comércio, artesanato e o turismo.

Localidades

Conceição conta com 28 montes habitados, para além da povoação. Os principais sítios desta freguesia: Aldeia, Alhos, Almargem, Alvisquer, Benamor, Canada, Carapeto, Cativa, Daroeira, Fortaleza, Gomeira, Mato da Ordem, Morgado, Praia, Solteiras, Valongo.

História

As primeiras referências à existência da freguesia da Conceição datam de 1518, num relatório efectuado, nesse ano, pelos visitadores da Ordem de Santiago.

Nos últimos anos, Conceição tem conhecido um grande incremento, sobretudo, no que diz respeito à expansão da área urbana. No entanto, tem sabido preservar a calma da zona serrana.

Gastronomia

Tanto na sede de freguesia, como na zona rural é possível apreciar as delícias da boa gastronomia, destacando-se a açorda de galinha, a carne brava, os caracóis, os enchidos, as filhós e os vinhos maduros.

Artesanato

Quanto ao artesanato devem ser destacados os trabalhos em cana, verga e empreita. Por tudo isto, venha conhecer a freguesia da Conceição e aquilo que ela lhe pode oferecer.

Património

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

As obras desta igreja remontam ao primeiro quartel do século XVI. O seu interior contempla três naves, destacando-se a capela-mor coberta por uma abóbada de aresta cujo fecho apresenta as armas da Ordem de Santiago. A fachada principal foi alvo de intervenções, no século XVIII, conferindo-lhe as formas barrocas que se observam no seu remate. O pórtico da fachada apresenta uma decoração tardo-gótico manuelina.

Casas típicas

Quer na sede de freguesia, quer um pouco pelos montes do interior, é possível observar, ao longo da paisagem, casas tipicamente algarvias, caiadas de branco, com platibandas e chaminés rendilhadas.

Moinhos de Vento

Outros dos atractivos da Conceição, são os moinhos de vento que podem ser encontrados na Cumeada e no Monte da Estrada (Estorninhos).

Casas Circulares

Também as chamadas casas circulares, antigos locais onde os agricultores guardavam os alimentos para os animais, conferem à vista características muito especiais.

Perímetro Florestal

No que diz respeito aos espaços naturais, esta freguesia possui uma área de 457 hectares de Perímetro Florestal com diversas espécies arbóreas e de fauna cinegética, quatro pequenas barragens e um parque de lazer. Neste existe um miradouro, um parque infantil e um espaço para piqueniques, os quais convidam ao descanso e à contemplação da natureza.

Vistas panorâmicas

Todavia, não é apenas desta zona da freguesia que pode ser admirada a beleza da paisagem natural. Os montes de Eiras (Ribeirinha), Estorninhos, Vale de Ebros, Bemparece, Faz-Fato e Corte António Martins constituem, por si só, excelentes miradouros.

Campo de Golfe de Benamor

Conceição disponibiliza, ainda, o Campo de Golfe de Benamor, o qual surgiu na Primavera de 2000.

Este agradável campo (o primeiro do Sotavento Algarvio) de par 71, com 35 hectares, construído numa antiga herdade senhorial de 55 hectares, conjuga todos os factores para proporcionar um interessante jogo de todos os níveis. O traçado ondulado desenvolve-se numa dualidade. A Norte, a paisagem do barrocal e serra, onde predomina o verde, povoada por oliveiras, amendoeiras, figueiras, alfarrobeiras e sobreiros. A Sul, o mar. É possível avistar a praia de Cabanas e a Ilha de Tavira, onde o azul se mistura com a linha do horizonte.

Quando se chega ao Benamor Golfe sente-se uma sensação de bem-estar. A essência de toda a propriedade foi mantida, podendo, deste modo, ser visitada a capela, a piscina privativa da família senhorial, a antiga nora e o património arbóreo centenário.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Concei\u00e7\u00e3o","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Tavira, concei\u00e7\u00e3o tavira, -Concei\u00e7\u00e3o","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.