Corval é uma freguesia portuguesa do concelho de Reguengos de Monsaraz, com 96,41 km² de área e 1 578 habitantes (2001). Densidade: 16,6 h/km².
Sendo uma freguesia rural, a agricultura é a segunda actividade económica mais importante da Freguesia, sendo no entanto a mais importante a olaria. De facto, São Pedro do Corval é considerada a Capital do Barro da Península Ibérica.
Localidade bem Alentejana, próxima de Reguengos de Monsaraz, São Pedro do Corval é sobejamente conhecida por ser terra da olaria. De facto, aqui se encontra a maior concentração de artesãos do barro de todo o País, possuindo actualmente cerca de 35 olarias.
Para além da olaria, também o vinho e a agricultura são fonte de ocupação dos habitantes de São Pedro do Corval e arredores.
Um passeio por São Pedro do Corval permite apreciar a arte dos artesãos locais, na pacatez alentejana, com uma arquitectura rural simples e agradável, passear no bonito Jardim D. Maria da Graça Villaret Ratinho, visitar as bonitas Igrejas Matriz e a Ermida de São Pedro, ou apreciar os vários e curiosos monumentos megalíticos presentes na zona, ou simplesmente degustar a boa mesa alentejana.
Localidades
A freguesia de Corval é composta por três aglomerados populacionais, nomeadamente:
- São Pedro do Corval (sede de freguesia)
- Santo António do Baldio
- Carrapatelo
História
A aldeia chamava-se anteriormente Aldeia do Mato. Em 1948, o nome da aldeia foi alterado e passou a chamar-se São Pedro do Corval pois o nome que tinha não convinha a uma população asseada e de ruas calcetadas no meio de searas de trigo olarias e montado.
Heráldica
Escudo de prata, com oliveira arrancada de verde, frutada de negro; em chefe, três potes de vermelho, realçados de negro e alinhados em faixa. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "CORVAL".
Gastronomia
Açorda de alho, migas, sopa de tomate e ensopado de borrego.
Artesanato
Olaria, cerâmica de decoração pintada à mão e tecelagem.
Património
- Ermida de São Pedro ou Antiga Igreja Matriz de São Pedro ou Ermida da Senhora do Rosário
- Castelo de Azinhalinho
- Menir de Santa Margarida
- Rocha dos Namorados
Associativismo
A freguesia tem fortes tradições em associativismo, chegou a ter duas sociedades filarmónicas que, no seu tempo, eram conhecidas pela Portuguesa e Espanhola, os nomes deveram-se ao facto de um mestre espanhol que se instalou na zona, fugindo à Guerra Civil Espanhola, ter começado a dirigir uma das sociedades. Mas se algumas colectividades se foram perdendo ao longo do tempo, outras se criaram e subsistem actualmente, é o caso da Sociedade União e Progresso, fundada em 1915. Esta é uma colectividade tradicional onde os costumes antigos se mantêm, como por exemplo a realização de nove bailes por ano. Existe também a Sociedade Filarmónica Corvalense que possui uma Banda de Música. A Casa da Cultura do Corval é outro organismo onde estão presentes as actividades desportivas e culturais, possui uma equipa de futebol a disputar a 1ª Divisão do Campeonato Distrital, promove exposições fotográficas, de artistas plásticos, de escultura e exposições etnográficas. Da freguesia fazem parte ainda a Sociedade Columbofilia Corvalense, o Centro Social de Santo António do Baldio, Centro de Convívio do Carrapatelo, a Amijovem e a Rádio Corval.
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários