Costas do Cão é uma localidade da freguesia da Caparica, concelho de Almada. Lugar entre a Torrinha, perto da Torre e o pequeno povoado denominado Cova.
Toponímia
O topónimo aparece por vezes deturpado para “Costa de Cão” e “Costas de Cão”. Segundo alguns, a designação provém de uma propriedade que outrora pertenceu aos Costas, armeiros-mores do reino, que tinham por timbre no seu brasão um leão. No entanto por imperfeição das esculturas o leão… parecia um cão! Como na proximidade houvessem outros Costas, talvez os que deram nome ao Portinho da Costa, a voz popular para os diferenciar chamava aos Costas brasonados os do cão.
Bibliografia
- R. H. Pereira de Sousa, Almada Toponímia e História, Almada, Outubro de 2003
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários