Covelo de Paivó

Covelo de Paivó
Arouca



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"covelo-de-paivo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Covelo de Paivó é uma freguesia portuguesa do concelho de Arouca, com 27,48 km² de área e 169 habitantes (2001). Densidade: 6,1 hab/km².

Pertenceu ao extinto concelho de Sul até 1853, quando foi integrado em São Pedro do Sul. Em 1917 passou para o actual concelho. Covelo de Paivó é a única freguesia do concelho de Arouca que pertence à diocese de Viseu.

Localidades

Esta freguesia que contempla as aldeias de Covelo de Paivó, Regoufe, Drave, Pego e Emproa.

História

A origem de povoados nesta região é anterior à fundação da nacionalidade e mesmo ao domínio Romano, pois em 1946 foi encontrado em Regoufe uma pulseira de ouro com o peso de 171 gramas, formada por dois troncos de cone, ligados pela parte mais estreita, com o diametro, num dos bordos externos de 67,5 milímetros e no outro de 69,5 milímetros, e com 30 milímetros de altura, por dentro é lisa e por fora tem junto de cada bordo dois sulcos paralelos e pequenas incisões oblíquas, aos grupos de 13. Esta pulseira do período Romano encontra-se no Museu de Arte Sacra em Arouca.

As aldeias da freguesia pertenceram à freguesia de São Martinho das Moutas. Constituída a freguesia, eclesiasticamente ficou como curato da apresentação do vigário de São Martinho das Moutas, que fazia parte do concelho de Lafões, passando mais tarde para o concelho do Sul, extinto em 24 de Outubro de 1855, passando para o concelho de São Pedro do Sul, mas, pela lei nº 653, de 16 de Fevereiro de 1917, foi anexada ao concelho de Arouca.

No lugar de Regoufe desta freguesia explorou-se volfrâmio durante a 2ª Grande Guerra, pela companhia Inglesa.

A agricultura e a pastorícia têm ainda hoje um papel importante nesta região de paisagens virgens e incomparáveis da qual a aldeia tradicional da Drave e o Rio Paivó, com as suas águas cristalinas fazem parte integrante.

Património

  • Aldeia de Drave ou Aldeia regional do Lugar de Drave
  • Aldeia de Regoufe
  • Lugar do Pêgo
  • Minas de Volfrâmio de Regoufe
  • PR 13 Na Senda de Paivô
  • PR 14 A Aldeia Mágica
  • Praia do Rio Paivô
  • Igreja Matriz
  • Capela de Santo Amaro - Regoufe
  • Capela da Nossa Senhora da Saúde - Drave

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Covelo de Paiv\u00f3","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.