Cubalhão

Cubalhão
Melgaço



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"cubalhao","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Cubalhão é uma freguesia portuguesa do concelho de Melgaço, com 10,61 km² de área e 209 habitantes (2001). Densidade populacional: 19,7 h/km².

A freguesia de Cubalhão, localizada na mancha montanhosa e planáltica de Melgaço, dista dez quilómetros da sede do concelho.
Confronta com São Paio, a norte, Paderne, a norte e poente, Lamas de Mouro, a nascente, Parada do Monte, a sul, e Cousso a poente.

Com um habitat muito arcaico, onde vicejam bolsas de flora antiga, dos seus altos desfrutam-se belíssimas panorâmicas sobre os vales do rio Mouro e do Rio Minho.

Localidades

É composta pelos seguintes lugares principais:

  • Orjãs
  • Cortelhas
  • Cubalhão de Cima
  • Cubalhão de Baixo

História

A antiga freguesia de Nossa Senhora da Natividade de Cubalhão foi curato da apresentação anual dos cónegos regrantes do mosteiro do Divino Salvador de Paderne.

Este mosteiro, situado no couto de Paderne, começou por ser de religiosas beneditinas. Em 1225, pertencia aos cónegos regrantes, tendo por prior D. Tomé, que fez então um contrato com o abade de Fiães, D. Gonçalo. No século XIII, Cubalhão não é referenciada como freguesia. Américo Costa afirma que de curato passou mais tarde a vigairaria.

Em termos administrativos pertenceu à comarca de Monção e concelho de Valadares até 1855. Neste ano, pelo Decreto de 24 de Outubro, este concelho foi suprimido, passando Cubalhão a integrar o de Melgaço.

Património

  • Igreja paroquial
  • Imagem de Santa Ana
  • Margens do rio Mouro

Festas e romarias

Esta freguesia celebra, em grande festa, Nossa Senhora da Natividade, sua padroeira, no mês de Setembro, o mês das colheitas.

Bibliografia

  • Inventário Colectivo dos registros Paroquiais Volume II Norte Arquivos Nacionais /Torre do Tombo.
  • Dicionário Enciclopédico das Freguesias: Braga, Porto, Viana do Castelo; 1º volume, pág. 423 a 439; Coordenação de Isabel Silva; Matosinhos: MINHATERRA, 1996

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Cubalh\u00e3o","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.