Curalha

Curalha
Chaves



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"curalha","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Curalha é uma freguesia portuguesa do concelho de Chaves, com 7,36 km² de área e 518 habitantes (2001). Densidade: 70,4 hab/km².

Curalha dista aproximadamente seis quilómetros da sede do concelho. Fica situada na margem direita do rio Tâmega, perto de uma zona de terras férteis.

Toponímia

Os autores não chegam a consenso sobre a origem do nome da freguesa. Enquanto uns a relacionam com o nome de uma “rica-dona” que aí terá vivido, outros acham que é uma referência ao povoamento muralhado.

Heráldica

Parecer emitido a 28 de Agosto de 2002 pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, nos termos da Lei nº 53/91, de 07 de Agosto, publicado no Diário da República nº 170 de 25 de Julho de 2003. Os Símbolos Heráldicos da Freguesia encontram-se registados na Direcção Geral das Autarquias Locais sob o nº 250/2003 de 19 de Agosto de 2003.

Brasão

Escudo de azul, pinheiro de prata de prata frutado de ouro, movente de um pano de muralha ameiado de prata, lavrado de negro; campanha ondada de prata e azul de cinco tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «CURALHA».

Bandeira

Branca. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.

Selo

Nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Curalha - Chaves».

Património

Castro de Curalha

A sua origem remonta à época celta, da qual existem ainda alguns vestígios, principalmente o castro. Testemunha da época pré-romana, o castro domina o rio Tâmega, a larga zona de terras férteis de Curalha e a antiga estrada romana de Chaves a Braga (hoje N131). Constituído por três muralhas concêntricas en pirâmide, ao longa das quais se alinham casas semi-construídas, o castro é coroado por um frondoso pinheiro. Varias peças foram achadas nessa zona (moedas, objectos de bronze e cerâmica…), que foram entregues ao Museu da Região Flaviense.

Poldrado de Curalha

Sobre o rio Tâmega existe uma ponte de granito chamada de Poldrado de Curalha (poldras ou passadiço), que está muito bem conservada e serve as povoações e os animais para passarem o rio.

Associativismo

  • Associação de Acção Social Santo André de Curalha
  • Associação Recreativa e Cultural de Curalha - Fundada a 9 de Junho de 1978. Desenvolve actividades de futebol e futsal, entre outras actividades desportivas e culturais (jogos tradicionais, tiro ao prato e teatro). Desta associação faz parte a Comissão de Caça, existente para regular os recursos cinegéticos da freguesia.
  • Associação dos Agricultores e Regadio de Curalha
  • Grupo de Jovens "Sinal de Esperança" - Grupo com ligação à igreja católica que para além de participar na educação católica, desenvolve actividades (teatro, jogos populares, etc.)

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Curalha","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.