Custóias

Custóias
Matosinhos



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"custoias","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Custóias é uma freguesia portuguesa do concelho de Matosinhos e Distrito do Porto, com 5,78 km² de área e 18.065 habitantes (2001). Densidade: 3 125,4 hab/km². Foi elevada a vila em 1 de Julho de 2003.

Localização

Custóias está localizada na Europa, em Portugal, no Distrito do Porto e concelho de Matosinhos. O centro da vila é o Largo do Souto, local onde se encontra a Junta de Freguesia. (Ver Google Maps). Custóias encontra-se a 5 Km do centro de Matosinhos e a 8 Km do Porto.

Limites

História

Custóias localiza-se no coração do concelho de Matosinhos e atravessa um notável processo de desenvolvimento, bem visível na rede viária que hoje serve a vila. Olhando os extremos das duas últimas décadas, encontram-se grandes diferenças. E as máquinas permanecem no terreno, sinais de que há inúmeros projectos em fase de concretização e conclusão. O passado de Custóias caracteriza-se pela ruralidade, marca que persiste, apesar de se perder com o tempo, em virtude do aumento demográfico e da procura de soluções viárias e habitacionais para responder ao aumento da população.

Uma das imagens de marca do progresso desta vila é o desmantelamento do gigante Monte de São Gens: nem a força do granito travou as investidas em direcção ao futuro. Vestígios provam a presença do Homem desde a Pré-História. Referências da Idade Média atestam a existência de monumentos megalíticos, datados do início dos terceiro e segundo milénios Antes de Cristo. A conquista da Península Ibérica pelos romanos determina a cultura de Custóias, que desde logo passou a dispor de excelentes vias de circulação. Esse factor favoreceu a fixação dos povos, que não se perde com a queda do império romano.

A paróquia de Santiago de Custóias aparece referenciada nas Inquirições do ano de 1258, que citam também a 'Via Veteris', um eixo de peregrinação até à Galiza, onde Santiago pregou o Cristianismo, depois da morte de Jesus Cristo. A primeira menção ao topónimo 'Costoyas' ou 'Custodias' surge em documentos do século X. Ao longo dos séculos, esta terra, que foi palco de lutas contra o Absolutismo, nunca se desviou da rota do crescimento. Prémio justo para esta caminhada é a elevação ao estatuto de vila, a 26 de Agosto do ano de 2003. O futuro promete mais crescimento…

Património

  • Ponte de D. Goimil, ponte românica anal
  • Casa dos Leões
  • Casa de São Tiago

Festas Religiosas

A festa em honra ao orago de Custóias, São Tiago Maior, celebra-se anualmente em Julho nos dois domingos mais próximos do dia 25. No primeiro domingo é realizada a procissão eucarística, e no segundo é realizada outra procissão e missa solene. A dimensão mais popular da festa, com fogo de artifício, rancho folclórico e arraiais é realizada no Largo do Souto.

Feira

Todos os Sábados, durante todo o dia, é realizada a maior feira do concelho de Matosinhos. A feira de Custóias era inicialmente realizada no Largo do Souto, e foi depois transferida para terreno próprio em frente ao cemitério. Todo o tipo de produtos é vendido nesta feira, destacando-se a vertente têxtil e alimentar (frescos).

Meios de Comunicação

Custóias encontra-se servida pelas auto-estradas A4 e VRI, para transporte particular. Relativamente à rede de transportes públicos, existem autocarros da STCP e Resende, e as seguintes estações do Metro do Porto: Linha B e E - Custóias, Linha C - Cândido dos Reis e Pias.

Estabelecimento Prisional

Está localizada em Custóias a prisão mais segura da região norte de Portugal, construída em 1974 por reclusos. Os primeiros reclusos foram transferidos da cadeia civil do Porto.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Cust\u00f3ias","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.