ConcelhosO distrito de Braga subdivide-se nos seguintes 14 municípios: |
O Distrito de Braga é um distrito português, pertencente à província tradicional do Minho. Limita a norte com o Distrito de Viana do Castelo e com Espanha, a leste com o Distrito de Vila Real, a sul com o Distrito do Porto e a oeste com o oceano Atlântico.
- Área: 2.673 km² (15º maior distrito português)
- População residente (2006): 879 918
- Sede de distrito: Braga
Sub-regiões
Na actual divisão principal do país, o distrito encontra-se integrado na Região Norte. No seu território existem duas subregiões, o Cávado a norte e o Ave a sul. Em resumo:
Geografia Física
O Distrito de Braga é um território bastante acidentado, dominado por altitudes elevadas a leste, junto à fronteira espanhola e aos limites com o distrito de Vila Real, e descendo até ao litoral ocidental, num relevo cortado pelos vales de vários rios que correm de es-nordeste para oes-sudoeste.
As altitudes maiores encontram-se na Serra Amarela (1.361 m), no limite com o distrito de Viana do Castelo e na fronteira com Espanha, com a Serra do Gerês, que tem a sua maior altitude, 1.545 m, precisamente no limite com o distrito de Vila Real e muito perto da fronteira espanhola, e na parte ocidental da Serra da Cabreira, que atinge, dentro do distrito de Braga, 1.262 m de altitude.
O vale do rio Cávado é o acidente mais importante relacionado com a rede hidrográfica, cortando totalmente o distrito e dividindo as suas montanhas em duas áreas distintas. O Cávado entra no distrito a leste, onde serve de fronteira com o distrito de Vila Real ao longo de alguns quilómetros, e vai desaguar no Oceano Atlântico no litoral de Esposende, a oeste, a única zona do distrito relativamente plana. A bacia hidrográfica do Cávado inclui ainda o vale do Rio Homem, que nasce no Gerês e desagua no Cávado na confluência dos concelhos de Vila Verde, Amares e Braga.
A sul do Cávado, outro vale importante é o do rio Ave, rio que nasce no distrito, na Serra da Cabreira, e atravessa a sua parte sul, servindo de fronteira com o distrito do Porto ao longo de quase 20 km. Um dos afluentes do Ave, o Rio Vizela, continua o limite sul do distrito ao longo de outros 20 km. O Rio Este, que passa na capital do distrito, é outro afluente relevante do Ave.
A norte, é o vale do rio Neiva a servir de limite com o distrito de Viana do Castelo ao longo de toda a parte baixa do curso deste rio (bastante curto). Por outro lado, a parte sueste do distrito faz parte da bacia hidrográfica do rio Douro, por intermédio do rio Tâmega, que serve de fronteira com o distrito de Vila Real e com o distrito do Porto, e de alguns dos seus afluentes de pequenas dimensões.
Há várias barragens no distrito. A mais conhecida é a Barragem de Vilarinho das Furnas, no curso superior do rio Homem. No baixo Cávado situa-se a Barragem de Penide e no alto Cávado ficam a Barragem da Caniçada, a Barragem de Salamonde e Barragem da Venda Nova. No rio Ave ficam algumas barragens pequenas e a Barragem do Ermal, bastante maior.
A costa, incluída por inteiro no concelho de Esposende, é arenosa.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Distrito - Artigo raiz
- Distrito de Santarém
- Distrito de Lisboa
- Distrito de Aveiro
- Distrito de Vila Real
- Distrito de Braga
- Distrito de Viana do Castelo
- Distrito de Setúbal
- Distrito do Porto
- Distrito de Castelo Branco
- Distrito de Bragança
- Distrito de Faro
- Distrito de Viseu
- Distrito de Leiria
- Distrito de Coimbra
- Distrito de Évora
- Distrito de Portalegre
- Distrito de Beja
- Distrito da Guarda
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários