Distrito de Évora

Distrito de Évora
Distrito

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"distrito-de-evora","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"distrito","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png

Évora é um distrito português, pertencente à tradicional província do Alto Alentejo. Limita a norte com o Distrito de Santarém e com o Distrito de Portalegre, a leste com a Espanha, a sul com o Distrito de Beja e a oeste com o Distrito de Setúbal.

  • Área: 7.393 km² (2º maior distrito português)
  • População residente (2006): 170.535
  • Sede de distrito: Évora

Subdivisões regionais

Na actual divisão principal do país, o distrito encontra-se integrado na Região Alentejo e corresponde quase por inteiro à sub-região Alentejo Central, que se completa com um concelho do Distrito de Portalegre: Sousel. Mora, em contrapartida, integra-se na sub-região Alto Alentejo. Em resumo:

Geografia física

A geografia física do distrito de Évora é bastante uniforme, com a planície a dominar a paisagem quase por completo, com altitudes que na maior parte do território ondulam entre os 200 e os 400 metros, interrompida aqui e ali por vales e por serras com vertentes pouco inclinadas e semeada de barragens relativamente extensas.

A única excepção é o vale do rio Guadiana, que atravessa a extremidade sueste do distrito e que por vezes é bastante profundo, com especial destaque para a região de Alqueva, onde o vale chega ter mais de 100 metros de profundidade relativamente aos terrenos circundantes. Por esse motivo, foi essa a localização escolhida para a represa da Barragem de Alqueva que, quando estiver completamente cheia, irá gerar o maior lago artificial da Europa.

O Guadiana é o centro de uma das três bacias hidrográficas em que se divide o distrito, e é a sua aquela que mais território ocupa no distrito. São suas afluentes uma série de ribeiras que, em geral, correm de noroeste para sueste e desaguam na margem direita do rio (Degebe, Álamo, Azebel, Lucefece), embora a margem esquerda também receba a ribeira de Alcarache, que vem de Espanha, correndo de es-nordeste para oes-sudoeste. O terço ocidental do distrito divide-se entre as bacias hidrográficas do Sado, a sul, e do Tejo, a norte. Para o Sado correm rios e ribeiras com um curso que é geralmente de nordeste para sudoeste ou de leste para oeste (rio Xarama e ribeiras de Odivelas, Alcáçovas, São Cristóvão, São Martinho, Marateca, etc.); para o Tejo, correm ribeiras com um curso, enquanto dentro do distrito de Évora, que é quase sempre de sueste para noroeste (ribeiras de Canha, Lavre, Vide, Divor, Raia, etc.).

A maior parte destes pequenos cursos de água nascem numa das serras de pequena altitude que interrompem a planície: a Serra de Monfurado, a oeste (424 m de altitude máxima), a Serra de Mendro, a sul (412 m) e a Serra de Ossa, a norte (653 m).

O distrito tem bastantes barragens. Além da já referida barragem do Alqueva, no Guadiana, há ainda a Barragem de Monte Novo, na ribeira de Degebe, a Albufeira de Torres, na ribeira de Azambuja, a Barragem da Vigia, num afluente da ribeira de Pardiela, a Barragem de Lucefece, na ribeira homónima, a Barragem do Alvito (embora a represa fique situada no distrito de Beja), na ribeira de Odivelas, a Barragem de Nossa Senhora da Tourega, na ribeira das Alcáçovas e a Barragem do Divor, na ribeira homónima. Há, ainda, várias barragens e açudes mais pequenos.

Vários monumentos e lugares importantes, nomeadamente o Templo Romano, a Sé, a Biblioteca Pública, inúmeras igrejas, o Palácio de D. Manuel, a Praça do Giraldo, entre outros.

Círculo Eleitoral

O Distrito de Évora elege três deputados à Assembleia da República. Nas eleições legislativas de 2005 foram eleitos dois deputados pelo Partido Socialista (José Carlos Nico e Paula Nobre de Deus) e um pela Coligação Democrática Unitária (João Guilherme de Oliveira).

Governo Civil do Distrito de Évora

Desempenha actualmente o cargo de Governadora Civil do Distrito de Évora a Dr. Fernanda Ramos, no cargo desde finais de 2005.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Distrito de \u00c9vora","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Distrito, distrito distrito-de-\u00e9vora \u00e9vora, -Distrito de \u00c9vora","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.