Distrito de Leiria

Distrito de Leiria
Distrito

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"distrito-de-leiria","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"distrito","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png

Distrito português, dividido entre as províncias tradicionais da Beira Litoral e da Estremadura. Limita a norte com o Distrito de Coimbra, a leste com o Distrito de Castelo Branco e com o Distrito de Santarém, a sul com o Distrito de Lisboa e a oeste com o Oceano Atlântico.

  • Área: 3.517 km² (13º maior distrito português)
  • População residente (2006): 477.967
  • Sede de distrito: Leiria

Tem 148 freguesias distribuídas pelos seus 16 concelhos.

Subdivisões regionais

Na actual divisão principal do país, o distrito encontra-se totalmente integrado na Região Centro, distribuindo-se os seus municípios pelas sub-regiões do Oeste (o qual foi transferido para a Região Centro em 2002, com a redução da área da Região de Lisboa e Vale do Tejo), Pinhal Litoral e Pinhal Interior Norte.

Em resumo:

População

O concelho mais populoso é o de Leiria, que é o único com mais de cem mil habitantes. Fora Leiria, apenas Alcobaça, Caldas da Rainha e Pombal têm mais de 50 mil habitantes. Os concelhos situados no nordeste têm vindo a perder população nos últimos anos. Leiria é o concelho com menor percentagem de população com mais de 65 anos. Leiria, Caldas da Rainha e Marinha Grande são os concelhos cuja população mais tem crescido.

A actividade económica

Actualmente, a dinâmica económica do distrito é, predominantemente, do tipo urbano-industrial, havendo apenas alguns concelhos nos quais as condições necessárias para o arranque industrial não têm sido reunidas, continuando maioritariamente agrícolas e rurais.

De acordo com um relatório da NERLEI, Associação Empresarial de Leiria, o sector primário produz no distrito, relativamente aos totais nacionais: - 80 % de pêras - 35 % de maçãs - 20 % de pêssegos - 15 % de vinhos de qualidade - 50 % de efectivos suinícolas - 19.500 há de pinhal em regime continuo - 8200 há de floresta comunitária - 17 % de pesca - e uma boa parte do queijo denominado “Rabaçal”

Relativamente ao sector secundário, Leiria é o distrito líder no fabrico de moldes metálicos, tendo, igualmente, uma grande importância as industrias extractiva, transformadora e construção civil. Mesmo assim, a imagem de marca ligada ao vidro, aos plásticos, à madeira, aos têxteis e aos agro-industriais, sendo um dos distritos com maiores índices de PME/Excelência. A indústria encontra-se principalmente nos concelhos de Leria, Alcobaça, Marinha Grande, Pombal e Caldas da Rainha, que garantem 70 % das unidades industriais do distrito e 75 % do emprego neste sector.

Por sua vez, o sector terciário assume mais de 50 % de todo o tecido empresarial do distrito, tendo vindo a população activa deste sector a crescer progressivamente nos últimos anos. Este crescimento tem ocorrido sensivelmente na mesma proporção de crescimento da malha dos principais centros urbanos, situando-se já acima dos 40 %. Mais de 70 % das empresas deste sector estão ligadas ao comércio, tendo os serviços uma preponderante cobertura com os principais balcões bancários, e as mais importantes seguradoras, tal como uma boa presença de empresas de transportes, de serviços de saúde privados e públicos e uma notável rede escolar da pré-primária ao superior, com vários pólos de Universidades privadas e seis Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Leiria, nesta cidade, em Caldas da Rainha e em Peniche. Também a imprensa, falada e escrita, tem no distrito delegações dos principais órgãos nacionais.

Infra-estruturas

Relativamente ao transporte ferroviário, verifica-se uma debilidade, devido à visível decadência da linha do Oeste. Contudo, esta situação poderá vir a ser alterada com a definição da futura linha de alta velocidade. O concelho de Pombal é servido pela Linha do Norte, a principal linha ferroviária portuguesa.

Quanto à rede viária, o distrito é cruzado pela A1, e pela A8, até à cidade de Leiria, sendo as acessibilidades aos restantes concelhos facilitadas por IPs e ICs.

Existem ainda importantes portos de pesca em Peniche e na Nazaré, a cobertura em quase todos os concelhos por parques industriais e pela rede de gás natural, estando a caminho da totalidade o abastecimento de agua e o saneamento básico.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Distrito de Leiria","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Distrito, distrito distrito-de-leiria leiria, -Distrito de Leiria","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.