Dornelas do Zêzere

Dornelas do Zêzere
Pampilhosa da Serra



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"dornelas-do-zezere","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Dornelas do Zêzere é uma freguesia portuguesa do concelho de Pampilhosa da Serra, com 16,40 km² de área e 677 habitantes (2001). Densidade: 41,3 hab/km².

Está situada na margem direita do rio Zêzere, que ali faz fronteira com o concelho de Fundão. Esta freguesia pertenceu ao concelho de Fajão, extinto pela reforma administrativa de 1855, passando desta forma a integrar o concelho de Pampilhosa da Serra. Até 1927 era designada apenas por Dornelas, altura em que lhe foi acrescentado “do Zêzere” por decreto nº 14778, de 20 de Setembro. Em Agosto é celebrada a festa em honra de Nossa Senhora das Neves.

Dornelas do Zêzere ocupou sempre um dos primeiros lugares nos mapas dos censos, quer quanto ao número de habitantes, quer de fogos, facto a que não terá sido alheia a circunstância da proximidade das Minas da Panasqueira, onde os chefes de família encontravam trabalho permanente, não sentindo por isso tanta necessidade de emigrar, como aconteceu em muitos outros aglomerados serranos.

Dornelas do Zêzere
Dornelas do Zêzere

Dornelas é constituída por 260 habitações, sendo 115 rústicas, 35 reconstruídas e 110 novas. Estão habitadas em permanência 170, em períodos de férias 65, e desabitadas 25. Dispõe de abastecimento de água público e domiciliário, lavadouro, Centro Dia, Lar da 3ª Idade, Jardim Infantil, Edifício da Junta, Mercado mensal, praia fluvial, 5 alambiques, 6 fornos, 1 lagar, 4 moinhos, 2 eiras e 1 ponte.

Localidades

Além da sede, a freguesia é constituída pelos lugares de:

História

Património

Outros edifícios religiosos

Para além da igreja matriz existiam ainda as ermidas São Lourenço do Alqueidão, São Bento, do Carregal, São Tiago, de Portas do Souto e São Francisco, do Bodelhão.1

Dornelas possui também uma capela dedicada a São Miguel, na qual se encontra um retábulo pintado, de grandes proporções, por detrás do altar, com uma data do século XVII.

Miradouro

Oferece uma paisagem magnífica sobre o rio Zêzere e a povoação de Dornelas. Na outra margem do rio avista-se Alqueidão, já do concelho de Fundão. Nos muros do miradouro estão inscritos dois poemas em painéis de azulejo, um da autoria de Gil Vicente e outro do jovem poeta Júlio Dias Nogueira (1921-1939), natural de Dornelas.

Outros pontos de interesse

Um moderno edifício da Junta e um elegante miradouro sobranceiro ao Zêzere (a poente), e uma ponte sobre o rio (a nascente), servem de moldura à povoação. Esta localidade possui também quatro cafés (um dos quais com discoteca), um campo de futebol e outro de tiro e ainda uma praia fluvial.

No aspecto geográfico, há a referir algumas alterações desde a década de trinta. O rio, depois de durante muitos anos ter estado inquinado, devido aos resíduos tóxicos provenientes das minas da Panasqueira, começou a recuperar. Já é possível encontrar nele, de novo, rãs, assim como várias espécies de peixes, nomeadamente bogas, barbos e enguias. Por seu lado, as montanhas circundantes permanecem muito verdejantes, apesar dos incêndios que periodicamente ocorrem e já consumiram grande parte da floresta da região. É agradável notar que nesta existe ainda uma bastante extensa mancha verde e que, no verão, a aldeia de Dornelas do Zêzere, refrescada pelo rio que fertiliza as propriedades marginais e embalada pelos trinados e gorjeios dos melros, rouxinóis, pardais, carriças e andorinhas, constitui um local calmo e relaxante para quantos, provenientes dos meios urbanos, pretendem escapar por uns dias ao stress citadino!

Personalidades

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Dornelas do Z\u00eazere","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.