Edite Estrela

Edite Estrela
Belver

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"edite-estrela","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"belver-carrazeda-de-ansiaes","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Edite Fátima dos Santos Marreiros Estrela nasceu em Belver, Carrazeda de Ansiães a 28 de Outubro de 1949. É uma política portuguesa e deputada do Parlamento Europeu pelo Partido Socialista, integrado no Partido Socialista Europeu.

Vida e obra

Edite Estrela licenciou-se em Filologia Clássica em 1973 e concluiu um mestrado em Comunicação Social em 1987. Foi professora de Língua e Literatura Portuguesa entre 1973 e 1986, tendo sido conferencista em diversas universidades portuguesas e de outros países. Desempenhou o cargo de vice-presidente da Associação Portuguesa de Escritores, entre 1988 e 1994, e de presidente da Fundação Antero de Quental, entre 1995 e 2003. É autora de vários programas para rádio e televisão, colabora regularmente em jornais e revista e é autora de diversos livros.

Edite Estrela é dirigente nacional do PS desde 1983, membro do Secretariado Nacional (1988-2002 e desde 2004), deputada pelo círculo eleitoral de Lisboa de 1988 a 1994 e de 2002 a 2004. Na Assembleia da República integrou diversas comissões parlamentares, tendo sido vice-presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, presidente da Subcomissão de Cultura, presidente da Comissão para a Cooperação Portugal/Brasil, entre outros cargos. Foi a primeira deputada portuguesa a integrar a direcção de um grupo parlamentar.

Edite Estrela foi presidente da Câmara Municipal de Sintra entre 1994 e 2002 e vice-presidente da Junta Metropolitana de Lisboa entre 1995 e de 2002. Foi a primeira e, até agora, única mulher portuguesa a pertencer ao Comité das Regiões, cargo desempenhado entre 1999 e 2002. Desde 2004 é eurodeputada, sendo presidente da Delegação Portuguesa do Grupo Socialista no Parlamento Europeu. Desempenha, igualmente outros cargos, tais como o de vice-presidente da Comissão Parlamentar dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros, co-presidente da Comissão dos Assuntos Sociais, Ambiente, Educação e Cultura, entre outros.

Foi, por diversas vezes, distinguida pelo governo e pelo Congresso brasileiros e, em 1998, recebeu das mãos do presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Obras publicadas

  • A Questão Ortográfica
  • Bem Escrever, Bem Dizer
  • Dúvidas do Falar Português (5 volumes)
  • Sintra. Nossa Gente, Nossa Terra
  • Saber Escrever, Saber Falar; co-autora com Maria José Leitão e Maria Almira Soares
  • Saber Escrever uma Tese e Outros Textos; co-autora com Maria José Leitão e Maria Almira Soares
  • Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social; co-autora com J. David Pinto Correia

Ligações externas

Artigos relacionados com Belver

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Edite Estrela","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Belver, belver carrazeda-de-ansi\u00e3es deputada edite-estrela pol\u00edtica ps, -Edite Estrela","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.