Enxara do Bispo

Enxara do Bispo
Mafra



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"enxara-do-bispo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Enxara do Bispo é uma freguesia portuguesa do concelho de Mafra, com 17,96 km² de área e 1.647 habitantes (2001). Densidade: 91,7 hab/km².

História

Dominada pela silhueta majestosa da Serra do Socorro, a história desta freguesia remonta à origem, que se crê muito antiga, da povoação de Enxara dos Cavaleiros, que recebeu foral de D. Manuel I em 1519. Pertencia ao Concelho de Enxara dos Cavaleiros, extinto em 1855, pelo qual passou para o de Mafra.

Património

A paisagem é dominada por uma ruralidade muito acentuada, sendo notável o património edificado, especialmente o religioso. Como principais templos apontam-se a Igreja de Nossa Senhora da Assunção e a Capela do Espírito Santo, em Enxara do Bispo, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, em Enxara dos Cavaleiros, a Capela de Santa Comba, em Vila Pouca, e a Ermida de Nossa Senhora do Socorro, na Serra do Socorro.

Apesar de não se saber ao certo a data de construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, dá-se quase como certo pertencer ao período manuelino, como indica a inscrição existente no exterior, que data a sua sagração de 1534 pelo Bispo D. António. Devido ao terramoto de 1755 ruiu a abóbada da única nave. Apresenta azulejos setecentistas na capela-mor, representando cenas da vida de Nossa Senhora, e ainda um arco quinhentista no acesso ao baptistério, uma pia baptismal e duas de água benta manuelinas.

Capela do Espírito Santo

A Capela do Espírito Santo foi Igreja Matriz quando esta ruiu em 1755. Possui duas portas de estilo manuelino, sendo a principal quadrilobada, com animais fantásticos, elementos vegetativos e cordame. O seu interior alberga uma pia de água benta igualmente manuelina.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Enxara do Bispo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.