Ervedal

Ervedal
Avis



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ervedal-avis","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


O Ervedal é uma freguesia portuguesa do concelho de Avis, com 38,10 km² de área e 689 habitantes (2001). Densidade: 18,1 hab/km².

A vila do Ervedal localiza-se a nascente da sede de concelho, distando pouco mais de 10 minutos da vila de Avis. Tem uma posição relativamente central em relação ao território da freguesia de que é sede, tendo-se desenvolvido numa área relativamente plana. Foi vila e sede de concelho. Teve foral em 1512 e o concelho foi incorporado no de Avis em 1836. Era constituído apenas pela freguesia da vila.

A constituição da vila de Ervedal remonta ao período Paleolítico, como o demostram os vestígios que integram o espólio da Fundação-Arquivo Paes Telles, que se dedica à investigação e conservação do património arqueológico local. Esta instituição nasceu da vontade e do legado deixado pelo conhecido poeta e investigador Mário Saa, que elegeu Ervedal como sua terra, aquela onde passou os últimos anos da sua vida.

Em Ervedal, os desportistas têm oportunidade de praticar Atletismo, natação, BTT, caça e pesca. A Horta das Rosas, que dista cerca de 2 Km de Ervedal, constitui um espaço de peculiar beleza que convida ao descanso e às caminhadas, sendo por isso o lugar de eleição para quem a tranquilidade e o contacto com a natureza são premissas básicas para uma vida saudável.

Um dos produtos mais apreciados desta vila é o azeite produzido pela Cooperativa Agrícola de Ervedal que se caracteriza pela qualidade que lhe valeu o reconhecimento como DOP (Denominação de Origem Protegida) de Azeites do Norte Alentejano.

Património

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ervedal","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

  • Avis - Artigo raiz

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.