A Esgueira é uma freguesia portuguesa do concelho de Aveiro, com 17,72 km² de área e 12.262 habitantes (2001). Densidade: 692,0 hab/km².
Localidades
A freguesia é constituída por vários lugares:
- Senhor do Álamo - Cruzeiro
- Agras do Norte
- Bairro do Vouga
- Caião
- Cabo Luís
- Bela Vista
- Taboeira
- Quinta do Simão
- Mataduços
- Paço
História
A história de Esgueira remonta a tempos antigos, embora o documento onde aparece pela primeira vez o seu nome, date do ano de 1050. A sua situação geográfica, junto da linha de maré, permitiu-lhe até ao século XVII a exploração de marinhas de sal com um comércio activo e uma intensa vida marítima durante séculos, tendo sido elevada a cabeça de comarca com jurisdição sobre 31 vilas e 10 concelhos. Recebeu foral do conde D. Henrique em 1110. Em 1116, o Mosteiro do Lorvão tinha também bens nesta vila, que o nosso primeiro rei alargou em 1176, com a doação de Taboeira e outras. Mas foi D. Sancho I que em Outubro de 1210 lhe definiu o senhorio por testamento à sua filha D. Teresa. Em 8 de Junho de 1515, foi dado Foral à vila de Esgueira por D. Manuel I.
Entre 1528 e 1836, Esgueira foi concelho, constituído pelas freguesias de Esgueira, Cacia, Navió e Palhaça. Tinha, em 1801, 4.426 habitantes. Com a elevação de Aveiro a cidade e a sua passagem à categoria de terra da Coroa, após o confisco aos duques implicados no atentado contra D. José I, desapareceram os antigos privilégios do ducado, podendo Aveiro ser cabeça de comarca e transferindo-se então a hegemonia de Esgueira para aquela cidade. O decreto de 6 de Novembro de 1836, extinguindo o concelho e anexando Esgueira a Aveiro na qualidade de simples freguesia, rematou esse movimento de decadência. Hoje, a freguesia de Esgueira é uma das maiores e a mais populosa do concelho de Aveiro.
Património
- Igreja Matriz de Esgueira
- Pelourinho de Esgueira
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários