Espargo

Espargo
Santa Maria da Feira



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"espargo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Espargo é uma freguesia portuguesa do concelho de Santa Maria da Feira, com 5,70 km² de área e 1.309 habitantes (2001). Densidade: 229,6 hab/km².

Esta freguesia, a mais pequena localidade do concelho situa-se na zona ocidental de Santa Maria da Feira, é rodeada por Rio Meão, São João de Ver, Feira, Travanca, do mesmo concelho, assim com por Arada e Maceda, do concelho de Ovar.

História

Espargo é uma freguesia referida em documentos que datam de 1053, organizada desde o ano de 1220 por ocasião das inquisições de D. Afonso II. A palavra nasceu das plantações de "Espargos" que se faziam em abundância pela população, que vivia do seu cultivo. O pároco era apresentado pelos monges beneditinos do Couto de Cucujães, freguesia que pertencia ao concelho de Oliveira de Azeméis.

Património

A Igreja de estilo Renascentista, foi construída em 1729 e restaurada pela primeira vez em 1890. É um belo edifício bem acabado e muito bem conservado. Tem quatro altares em rica talha renascentista, com uma torre sineira que possui alguma cantaria e um relógio. Existia um painel (Ceia de Cristo) ao centro, mandado fazer pelo padre Abílio Samuel e realizado pelo pintor Eduardo Moura. O sacrário desta igreja sofreu o jancetismo (religião muito rigorosa). Não será exagero mencionar o elevado valor artístico desta igreja, face a muitas outras existentes no concelho.

Além da Igreja Matriz existia uma capela pública dedicada a Nossa Senhora da Coceição, no lugar da Barroca (actualmente não existe, foi destruída). Há ainda uma capela a Santa Eufémia na casa da Boavista; chegou a sair desta capela a procissão da comunhão. No século XIX Ferreira Borges vinha passar as suas férias a esta Quinta, onde fez a primeira elaboração do Código Comercial.

Pela freguesia existem quatro Cruzeiros, à volta dos quais se faziam as procissões das festas. Dois datam da construção da igreja e são do mesmo estilo.

  • Europarque
  • Visionarium
  • Junta de Freguesia
  • Igreja Matriz
  • Salão Paroquial
  • Casa Paroquial
  • Cruzeiros
  • Polo Desportivo
  • Escola de Música
  • Fonte do Ribeirinho
  • ETAR da Remolha

Associativismo

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Espargo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.