Fatela

Fatela
Fundão



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"fatela","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Fatela é uma freguesia portuguesa do concelho do Fundão, com 11,01 km² de área 600 habitantes (2007). Densidade: 51,8 hab/km².

Toponímia

Ao que parece é palavra árabe e significa "vitória de Alá". Os árabes invadiram a Península Ibérica em 711 da nossa Era, destruíram a Covilhã e bateram-se possivelmente aqui, daí talvez a palavra. Na sua língua, bem diferente da nossa, a palavra que nomeia Deus é Alá. A Enciclopédia Verbo diz-nos que:

"A antiga freguesia era vigararia da apresentação dos Condes de Atouguia e passou, depois de 1759, para o Comendador local – Conde de Povolide – no termo da antiga vila da Covilhã. Beneficiou do foral manuelino à vila de Sortelha em 1 de Junho de 1510."

A grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira acrescenta que faziamm parte desta freguesia os lugares da Palhaça e de Enxames.

Economia

As actividades económicas praticadas na Fatela são a agricultura, indústrias de ferro e de alumínio e comércio.

Festas e romarias

  • Mártir São Sebastião (Domingo Magro)
  • Espírito Santo (sete semanas após a Páscoa)
  • Anjo da Guarda (segundo domingo de Agosto)

Gastronomia

Ensopado de borrego, arroz-doce e botelha de leite.

Património

Possui a Fatela a Igreja Matriz, a Capela do Mártir São Sebastião, a Capela do Divino Espírito Santo, a Capela da Senhora da Conceição, um nicho na Carreira dedicada ao Senhor dos Aflitos, e, de construção recente, uma Capela do Anjo da Guarda. Dignos de menção são ainda o Campanário e o Cruzeiro de Vila Pouca.

Associativismo

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Fatela","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.