Fátima

Fátima
Ourém



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"fatima","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Fátima é uma cidade portuguesa, sede de freguesia, subdivisão do concelho de Ourém, com 71,29 km² de área e 7.756 habitantes (2004). Densidade: 144,5 hab/km². Pertence ao Distrito de Santarém, na região Centro (depois da extinta/antiga Vale do Tejo) e sub-região Médio Tejo.

A nível eclesiástico, a cidade é simultâneamente sede de diocese com a cidade de Leiria. O nome foi modificado pelo papa João Paulo II a 13 de Maio de 1984. A única paróquia existente na cidade tem como orago Nossa Senhora dos Prazeres. A freguesia da Serra, como era originalmente conhecida fora desmembrada da Colegiada de Ourém no ano de 1568.

História

O nome da cidade (antigamente aldeia e depois vila) vem do nome árabe Fatima (Fāţimah, Árabe: فاطمة ). Existe o conto não confirmado que a topónimo deriva de uma princesa moura local de nome Fatima que, depois de haver sido capturada pelo exército cristão durante a Reconquista, foi dada em casamento a um conde de Ourém. Aceitando o cristianismo, foi baptizada recebendo o nome de Oriana em 1158. Às terras serranas o conde deu o nome de Terras de Fátima, em memória dos seus ancestrais, e ao condado o nome de Oriana, depois Ourém.

Tornou-se mundialmente conhecida pelas aparições marianas aos três pastorinhos (Lúcia, e seus primos Francisco Marto e Jacinta Marto), que aí tiveram lugar entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917, no lugar da Cova da Iria. A construção do Santuário de Fátima trouxe desenvolvimento ao local, logrando ser elevada a cidade em 12 de Julho de 1997.

Actualmente, há um movimento na cidade, movido pelo sector económico, desejando a criação de um município autónomo do de Ourém. No entanto, o projecto de criação do dito concelho, liderado pelo Engenheiro Júlio Silva (ex-presidente da Junta de Freguesia), foi vetado em Julho de 2003 pelo Presidente da República Jorge Sampaio, o que causou na altura grande discórdia por parte da população.

Património

  • Santuário de Fátima
  • Igreja da Santíssima Trindade
  • Igreja Paroquial de Fátima
  • Casas dos Pastorinhos de Fátima
  • Grutas da Moeda
  • Museu das Aparições
  • Museu de Cera de Fátima
  • Museu Etnográfico de Aljustrel, em Aljustrel
  • Museu de Arte Sacra e Etnologia
  • Museu Vida de Cristo

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"F\u00e1tima","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.