Feira dos Capões

Feira dos Capões
Freamunde

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"feira-dos-capoes","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"freamunde","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Os capões de Freamunde são a principal atracção de uma feira de gastronomia que já conta com seis séculos de existência, em Portugal. O passar dos séculos trouxeram algumas mudanças ao certame mas os capões continuam a ser mudos, capados e sem crista, fazendo parte de um dos pratos mais famosos da região.

História

Na Roma antiga, o cônsul Caio Cânio, coarctado nas suas horas de sono, pelo alvorecer canoro dos galos, teria conseguido fazer aprovar uma lei no senado que proibia a existência dos galináceos, no perímetro urbano da cidade. Privados do prazer da sua carne, os súbditos logo inventariam uma forma engenhosa de contornar a disposição legal – capando os galos. Surgia assim o capão, o sápido eunuco que, na sua nobreza e requinte, se tornou comparável ao faisão, à perdiz e à galinhola. E, pelos caminhos de Roma, chegaria até nós este costume e este processo que enriquecia a gastronomia e a alimentação da região, acrescentando-lhe nova e delicada iguaria.

Ao franganote, antes de começar a cantar de galo ou de adquirir trejeitos de rei da capoeira, tira-se a virilidade, mutilando-o nos seus órgãos genitais. Sem o vício de macho, torna-se corpulento, as penas alongam-se e tornam-se sedosas e macias, tal como a sua carne suculenta, por muitos escolhida para a ceia de Natal.

Por isso, Freamunde se engalana em cada 13 de Dezembro, para dispor aos olhos do potencial comprador e lhe aguçar o apetite, a espécie real (“capão de oito meses para a mesa do rei” – dizia o rifão) e acentua-se a sua auréola de “terra de capões”. A feira em que o capão é “rei e senhor” mas em que aparece de tudo (o interesse do peru está a decair), coincide com a data em que a liturgia católica venera Santa Luzia, a protectora da visão e das doenças dos olhos, devoção que atrai muita gente também a esta cidade e faz encher a capela de Santo António, onde está a imagem da homenageada. Aqui vinham ter turistas e negociantes de todo o lado e até da Galiza. Os espanhóis vinham oito dias antes. No início do século ficavam na Pensão Cardoso e outras. Muitas vezes traziam rendas para comerciar. Os de Paços diziam “vamos à feira aos espanhóis?”. Seria daí que passaríamos a ser apelidados por eles, de espanhóis.

Instituída por provisão régia d’El-Rei D. João V, a 3 de Outubro de 1719, há notícias de que a Feira dos Capões já se realizava no séculos XV, no terreno e devesas da Confraria de Santo António, que usufruía com isso, grandes benefícios.

Vários autores se referiram ao capão em suas obras, que pela sua condição de eunuco, mereceu piada no “Anatómico Jocoso”, dirigindo-se o autor, que se pensa ser Frei Lucas de Santa Catarina, às freiras:

“Vai o capão por regalo
Porém eu bem creio já
Que a vocês lhes pesará
Que o capão não seja galo”

Gil Vicente, D. Francisco Manuel de Melo, Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós, ao referi-lo, evidenciam o conhecimento da sua existência e da sua qualidade. Mas, para ir à mesa, para que o deleite seja maior e saboreado como um manjar real e sublime, deve ser preparado “à Freamunde”.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Feira dos Cap\u00f5es","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Freamunde, feira feira-dos-cap\u00f5es freamunde, -Feira dos Cap\u00f5es","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.