O Grupo Folclórico de Coimbra promove diversas actividades ao longo do ano, entre elas a Feira dos Lázaros. Trata-se de uma tradição de Coimbra, cuja origem se perde no passar dos tempos e está relacionada com o preceito das Obras de Misericórdia: o de visitar os enfermos. Neste caso a atenção ia especialmente para os doentes de lepra. D. Sancho I deixou em testemunho dez mil morabitinos para a fundação dum hospital para os acolher, que vários outros reis protegeram, designadamente D. Manuel I.
No penúltimo Domingo antes da Páscoa, que a Igreja dedica a recordar a ressurreição de Lázaro, a população conimbricense acorria em massa a visitar os doentes deste hospital popularmente designado por Lázaros. No largo fronteiro ao hospital, juntavam-se vendedores de diversos produtos que os visitantes adquiriam para oferecer aos doentes ou levar para suas casa. Ali se fazia a venda de doces e guloseimas, como os manjares brancos sobre discos de barro vermelho, as tradicionais arrufadas de Coimbra, os pastéis de Santa Clara, o arroz-doce, entre outros. Não faltavam igualmente, as bolas de serrim, suspensas por elástico para fazer vai-vem e os brinquedos de madeira, como trapezistas de braços articulados dando cambalhotas à volta de um cordão.
Todavia, o produto mais característico é constituído pelas galinhas feitas com massa de pão e enfeitadas com penas que acabaram mesmo por ser designadas por Lázaros.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários