Ferreira de Aves é uma freguesia portuguesa do concelho de Sátão, com 15,90 km² de área e 2.722 habitantes (2001). Densidade: 41,8 hab/km².
Ferreira de Aves situa-se mais ou menos no centro do concelho e dista mais ou menos 10 km da sede. Na margem direita do Vouga, é a freguesia geograficamente maior do concelho de Sátão
Localidades
Além de Ferreira de Aves, a freguesia conta ainda com as seguintes localidades:
Castelo, Lamas, Veiga, Vila Boa, Foz, Duas Igrejas, Vila da Ribeira, Carvalhal, Casfreires, Soito, Covelo, Corujeira, Quintas de Santo António, Pereira, Aldeia Nova, Outeiros, Fraga, Madalena, Nabaínhos, Carrasqueira, Quinta da Carvalha do concelho.
Economia
Esta freguesia possui diversas actividades económicas: a agricultura, os serviços, comércio e transformação de madeira. O artesanato também se encontra nesta freguesia, onde se destacam a cestaria, latoaria, ferraria e tecelagem. É uma zona muito antiga que alguns julgam ter herdado o nome das minas de ferro, exploradas pelos romanos. Sendo uma zona com bastante floresta, também se pratica a caça, onde outrora era dominante a pastorícia.
Património
- Anta de Casfreiras ou Anta de Casfreires
- Castelo de Ferreira de Aves ou Torre de Ferreira de Aves
- Igreja de Santo André ou Igreja Matriz de Ferreira de Aves
- Pelourinho de Castelo
- Santuário do Convento do Senhor Santo Cristo da Fraga
- Solar dos Olivas ou Casa Grande de Casfreires
Falar de Ferreira de Aves seria desfiar um extenso rosário de igrejas, capelas e ermidas, dispersas pelos três vales, sobre os quais assenta a paróquia. Umas, modernas, construídas no presente, como a de São José, na Vila da Ribeira Nossa Senhora da Conceição, no Carvalhal, São Pedro, na Corujeira, São Paulo nos Outeiros, Santo António, nas Quintas do mesmo nome, e, resumindo-as todas, a ampla e moderna, a Igreja de Lamas.
Outras, antigas e cheias de tradições, como a de Nossa Senhora dos Altares, nas Duas Igrejas, a lembrar que, realmente, dois altares e duas igrejas autónomas, num dado momento se juntaram formando uma só. São Silvestre, da Pereira, São Tiago, do Covelo, o Mártir São Sebastião, de Aldeia Nova, São Matias da Serra e São Matias de Vila Boa, Santa Bárbara, do Carvalhal, Santa Maria Madalena, na Madalena, a Capela do Calvário onde, em tempos idos, terminavam as via-sacras, o Senhor da Estrada e a ermida de Santa Eufémia, todas em multi-facetado retábulo donde emergem os três templos principais: Igreja Paroquial de Santo André, Convento de Ferreira onde existem os antiquíssimos azulejos do século XVII, iguais aos da Capela de Coimbra e a do Convento da Fraga.
Também existe um Pelourinho situado no Castelo, e um cruzeiro vermelho.
Personalidades
- Fernão Geremias, primeiro senhor de Ferreira de Aves
- Paio Fernandes (1100 -?), segundo senhor de Ferreira de Aves
- Pero Pais, terceiro senhor de Ferreira de Aves
Associativismo
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Sátão - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
Atenção, não existe nenhuma aldeia na feguesia com o nome e Ferreiade Aves
oups, no post anterior onde se lê:
Atenção, não existe nenhuma aldeia na feguesia com o nome e Ferreiade Aves
deve ler-se:
Atenção, não existe nenhuma aldeia na freguesia com o nome de Ferreirade Aves
Senhor Faustino não sei se é morador em Portugal : quero entender a Freguesia de Aves. quais são as 12 aldeias ainda existentes? Procuro antepassados de um homem (meu bisavô) que tenha saido de uma dessas aldeias. descobri sua certidão de batismo, só não diz a Matriz, quando tirou a licença para vir para o Brasil em 1908, que só traz como referencia. Natural de Veiga (povoado), Freguesia de Ferreira de Ave, Concelho de Sátão , Distrito de Viseu. nasceu em 1877. saberia me dizer em qual matriz eram feitas esses batismos
Fála-se neste documento nos monumentos existentes em Ferreira de Aves, e não foi dito nada sobre o Convento de Santa Eufêmia, mais conhecido por igreja do Convento,situado entre Vila Boa e Veiga. Não menos importante que o Convento da Fraga, quer ao nível histórico, quer ao nível de riqueza patrimonial. Possui 5 altares, incluindo o altar principal, todos em talha dourada, e as paredes todas revestidas em azulejos do séc. XVII.
Ferreira de Aves é uma das 12 freguesias do município de Sátão, ocupando uma área de 66.13 km2, o que corresponde a 32.75% do território do concelho.
Há erros nos senhores de Ferreira de Aves. Aliás erros comuns com origem no Livro de Linhagens dito do Conde D. Pedro e mais tarde amplificados por Santa Rosa de Viterbo e por Felgueiras Gayo. É, e encontra-se devidamente documentada, esta a sequência:
1º Senhor de Ferreira de Aves: D. Soeiro Viegas, primo de D. Egas Moniz, o Aio.
2º Senhor : D. Paio Fernandes, neto de D. Fernão Jeremias, pelo seu casamento com D. Mor Soares, filha de D. Soeiro Viegas.
3º Senhor : D. Pero Pais (Pacheco)
4º Senhor : D. Rui Peres de Ferreira
5º Senhor : D. Fernão Rodrigues Pacheco, o alcaide de Celorico que defendeu o castelo por D. Sancho II contra o conde de Bolonha
6º Senhor : D. João Fernandes Pacheco I
7º Senhor : D. Lopo Fernandes Pacheco, grande valido e conselheiro de D. Afonso IV, herói do Salado, sepultado na Sé de Lisboa
8º Senhor : D. Diogo Lopes Pacheco, conselheiro de D. Afonso IV, de D. Fernando, de Henrique II de Castela e de D. João I
9º Senhor : D. João Fernandes Pacheco II, Guarda-Mor e conselheiro de D. João I que em desacordo com a política de centralização deste rei partiu para Castela, com mais de 80 cavaleiros, entre irmãos, parentes e vassalos. Com este exílio o senhorio de Ferreira de Aves sai da linhagem dos Pachecos