Ferreira de Aves

Ferreira de Aves
Sátão



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ferreira-de-aves","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Ferreira de Aves é uma freguesia portuguesa do concelho de Sátão, com 15,90 km² de área e 2.722 habitantes (2001). Densidade: 41,8 hab/km².

Ferreira de Aves situa-se mais ou menos no centro do concelho e dista mais ou menos 10 km da sede. Na margem direita do Vouga, é a freguesia geograficamente maior do concelho de Sátão

Localidades

Além de Ferreira de Aves, a freguesia conta ainda com as seguintes localidades:
Castelo, Lamas, Veiga, Vila Boa, Foz, Duas Igrejas, Vila da Ribeira, Carvalhal, Casfreires, Soito, Covelo, Corujeira, Quintas de Santo António, Pereira, Aldeia Nova, Outeiros, Fraga, Madalena, Nabaínhos, Carrasqueira, Quinta da Carvalha do concelho.

Economia

Esta freguesia possui diversas actividades económicas: a agricultura, os serviços, comércio e transformação de madeira. O artesanato também se encontra nesta freguesia, onde se destacam a cestaria, latoaria, ferraria e tecelagem. É uma zona muito antiga que alguns julgam ter herdado o nome das minas de ferro, exploradas pelos romanos. Sendo uma zona com bastante floresta, também se pratica a caça, onde outrora era dominante a pastorícia.

Património

Falar de Ferreira de Aves seria desfiar um extenso rosário de igrejas, capelas e ermidas, dispersas pelos três vales, sobre os quais assenta a paróquia. Umas, modernas, construídas no presente, como a de São José, na Vila da Ribeira Nossa Senhora da Conceição, no Carvalhal, São Pedro, na Corujeira, São Paulo nos Outeiros, Santo António, nas Quintas do mesmo nome, e, resumindo-as todas, a ampla e moderna, a Igreja de Lamas.

Outras, antigas e cheias de tradições, como a de Nossa Senhora dos Altares, nas Duas Igrejas, a lembrar que, realmente, dois altares e duas igrejas autónomas, num dado momento se juntaram formando uma só. São Silvestre, da Pereira, São Tiago, do Covelo, o Mártir São Sebastião, de Aldeia Nova, São Matias da Serra e São Matias de Vila Boa, Santa Bárbara, do Carvalhal, Santa Maria Madalena, na Madalena, a Capela do Calvário onde, em tempos idos, terminavam as via-sacras, o Senhor da Estrada e a ermida de Santa Eufémia, todas em multi-facetado retábulo donde emergem os três templos principais: Igreja Paroquial de Santo André, Convento de Ferreira onde existem os antiquíssimos azulejos do século XVII, iguais aos da Capela de Coimbra e a do Convento da Fraga.

Também existe um Pelourinho situado no Castelo, e um cruzeiro vermelho.

Personalidades

  • Fernão Geremias, primeiro senhor de Ferreira de Aves
  • Paio Fernandes (1100 -?), segundo senhor de Ferreira de Aves
  • Pero Pais, terceiro senhor de Ferreira de Aves

Associativismo

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ferreira de Aves","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.