Ferrel

Ferrel
Peniche



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ferrel","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Ferrel é uma freguesia portuguesa do concelho de Peniche, com 13,87 km² de área e 2.356 habitantes (2001). Densidade: 169,9 hab/km². É a maior aldeia de Portugal.

Situam-se aqui as praias do Baleal e da Almagreira, e a Ilha do Baleal.

No dia 15 de Março de 1976, o povo de Ferrel marchou sobre o local onde decorriam trabalhos preparatórios para a então projectada central nuclear. Essa impressionante manifestação de recusa, pacífica e determinada, marcou o início da luta contra a opção pela energia nuclear em Portugal.

Património

Festas populares

Festa em Honra de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Ferrel, de 5 a 10 de Agosto. Inclui a procissão, a famosa «corrida dos burros» à volta da igreja, fogo de artifício diário, música, baile e carroceis.

Festa em Honra de Santa Quitéria (data a confirmar), virgem mártir do século V, padroeira dos solteiros. A tradição manda que os solteiros se reúnam para um baile frente à igreja.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ferrel","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.