Figueiró da Granja

Figueiró da Granja
Fornos de Algodres



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"figueiro-da-granja","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Figueiró da Granja é uma freguesia portuguesa do concelho de Fornos de Algodres, com 11,68 km² de área e 471 habitantes (2001). Densidade: 40,3 hab/km².

É a mais importante, pela sua riqueza e pela sua população, entre todas as freguesias do concelho. Suavemente reclinada na encosta do Outeiro, entre arvoredos verdejantes e sicomoros floridos, constantemente beijada pelas doces emanações de frescura que lhe envia o ribeiro da Fonte, que desliza, remansoso e cristalino, a seus pés, entre os milharais pujantes do Prado e as hortas viçosas da Lavandeira. A vila é bonita, higiénica, bem arejada, cortada de ruas bem lançadas e atravessada NS pela estrada de macadame. É servida por quatro fontes públicas, a Fonte da Vila, a Fonte Nova e dois chafarizes, que no entanto lhe não fornecem água com abundância.

Foi vila e sede de concelho entre o século XV e 1836. Era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, 596 habitantes.

Património

Vestígios romanos

O sítio localiza-se no extremo nordeste da povoação, mesmo por trás do cemitério, num olival com o topónimo de São Pedro ou Torre. Foram recolhidos inúmeros vestígios da presença romana: cerâmica de construção, um capitel jónico, cerâmica doméstica, moedas e fíbulas. Em recentes prospecções no local recolheu-se, igualmente, fragmentos de cerâmica comum e de construção, encontrando-se estes materiais em estudo.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Figueir\u00f3 da Granja","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.