Figueiró dos Vinhos

Figueiró dos Vinhos
Sub-região Pinhal Interior Norte



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"figueiro-dos-vinhos","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Figueiró dos Vinhos é uma vila portuguesa no Distrito de Leiria, região Centro e sub-região Pinhal Interior Norte, com cerca de 3.800 habitantes.

É sede de um município com 171,95 km² de área e 6.959 habitantes (2006), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Lousã, a leste por Castanheira de Pera e Pedrógão Grande, a sueste pela Sertã, a sul por Ferreira do Zêzere, a oeste por Alvaiázere, Ansião e Penela e a noroeste por Miranda do Corvo.

Freguesias

As freguesias de Figueiró dos Vinhos são as seguintes:

História

O concelho recebeu foral do infante Dom Pedro Afonso, filho de Dom Afonso Henriques, em 1204.

Monumentos

De entre os monumentos a visitar em Figueiró dos Vinhos, destacam-se os seguintes:

  • Igreja de São João Baptista
  • Torre da Cadeia
  • Convento de Nossa Senhora do Carmo
  • O Casulo - Casa de Malhoa.

Festas e Romarias

Das festas anuais, destacam-se as Festas do Concelho, em honra de São João Batista, o Santo Padroeiro, que decorrem em torno do dia 24 de Junho, fazendo parte do conjunto das festividades a realização de espectáculos musicais, manifestações culturais, desportivas e de cariz popular. Nos dias 26, 27 e 28 de Julho, realiza-se a Feira de São Pantaleão, feira anual que se estende pela Vila num diversificado e popular conjunto de feirantes e tendeiros que mantêm viva a tradição de há longos anos. Do calendário anual fazem também parte integrante os festejos carnavalescos e o Festival Figueiró dos Vinhos em Figueiró dos Vinhos, festa de música e de juventude que colocou o concelho no mapa dos festivais de Verão realizados por todo o País. Um pouco por todo concelho, são frequentes as festas populares com que os lugares honram o seu santo de devoção, durante todo o ano, principalmente durante os meses de Verão.

Gastronomia

Doçaria Regional

Figueiró dos Vinhos orgulha-se de ter grande tradição na doçaria conventual. Os doces ricos em ovos e amêndoa, como as castanhas doces, pingos de tocha e queijinhos do céu, nunca esquecidos, biscoitos de manteiga, broinhas de casamento complementam a fama do Pão-de-Ló de características muito próprias, doçaria que conserva ainda hoje as receitas originais deixadas pelas freiras que permaneceram neste concelho até ao séc. XIX. José Malhoa

Sabores Tradicionais

As águas límpidas da Ribeira de Alge e do Rio Zêzere, que correm em todo o concelho proporcionam a existência de algumas espécies de peixe como o Achigã, Boga, Carpa, Barbo e as Trutas, que permitem variadas confecções gastronómicas, para além de cada restaurante apresentar nas suas ementas pratos tradicionais de borrego e cabrito. A produção de mel serrano, enquadrado na Região Demarcada da Serra da Lousã (Denominação de Origem Protegida) e a doçaria conventual rematam a riqueza da gastronomia figueiroense que apresenta singularidades incontornáveis no contexto regional.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Figueir\u00f3 dos Vinhos","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.