Filarmónica Artística Pombalense

Filarmónica Artística Pombalense
Pombal

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"filarmonica-artistica-pombalense","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"pombal","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A Filarmónica Artística Pombalense, instituição do concelho de Pombal, foi fundada em 16 de Outubro de 1867 e constituída em Associação da Filarmónica Artística Pombalense, por escritura lavrada no Cartório Notarial de Ansião, em 29 de Novembro de 1985.

História

Por falta de registos históricos sobre a vida desta Associação, não é possível documentar a data da sua fundação, nem a indicação dos seu sócios fundadores, a forma como foi constituída ou as motivações que lhe deram origem. Até esta data também não foram encontrados novos registos que clarifiquem as dúvidas levantadas. Contudo, o historiador Dr. Joaquim Vitorino Videira Eusébio, refere que um jornal da época, "O Leiriense" no seu número 113 de 1 de Agosto de 1855, ao aludir às festas do Bodo noticiou:

"… todos estes divertimentos foram acompanhados pela música de duas filarmónicas a de Maiorca e a de Pombal, distinguindo-se esta pelo a ceio e mesmo podemos dizer, luxo com que está vestida."1

Em 1856, o mesmo jornal no seu número 213, de 30 de Julho, em artigo do seu correspondente Lino de Macedo, produz a notícia dizendo:

"… que a procissão da Nossa Senhora do Cardal era acompanhada pela Câmara Municipal, por algumas pessoas responsáveis pela Vila e pela Filarmónica Pombalense, a qual está dando honra à terra que viu nascer. Tocou primorosamente."

É inquestionável pelo relato destes dois registos, que a Filarmónica tem existência anterior à data de 1867, podendo considerar-se com estes dados que terá uma idade não inferior a 150 anos.

Ao longo da sua existência a Filarmónica resistiu a todas as vicissitudes geradas pela vivência das duas Guerras Mundiais, que fragilizaram a sua estrutura orgânica e debilitaram a sua capacidade económico-financeira e os seus recursos humanos. Contudo, manteve indelével o principal objectivo da sua criação que era o promover o estudo, a defesa e a divulgação do património cultural e musical.

Assim, criou a sua Escola de Música, destinada ao ensino e aperfeiçoamento musical, que representa a continuidade da sua Filarmónica, actualmente composta por 35 elementos, essencialmente com jovens, sendo a média das idades de 22 anos.

A Filarmónica Artística Pombalense tem participado em encontros nacionais de Bandas, festivais, concertos no país e no estrangeiro, festas religiosas, festas civis e populares. A Filarmónica tem tido actuações no estrangeiro (França) e procura incentivar acções de divulgação junto dos núcleos de trabalhadores emigrantes.

Em 10 de Junho de 1996 foi distinguida pela Região de Turismo da Rota do Sol, com a "Medalha de Prata", atribuída às Filarmónicas com mais de cem anos. Foi igualmente distinguida pela Câmara Municipal de Pombal com a Medalha de Prata da Cidade, pelos relevantes serviços prestados ao ensino, aperfeiçoamento e divulgação da música. Foi-lhe atribuído o Estatuto de Utilidade Pública em 17 de Agosto de 1999 (Diário da República – II Série, n.º 191 de 17 de Agosto de 1999).

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Filarm\u00f3nica Art\u00edstica Pombalense","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Pombal, banda-filarm\u00f3nica pombal, -Filarm\u00f3nica Art\u00edstica Pombalense","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.