Flor da Rosa

Flor da Rosa
Crato



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"flor-da-rosa","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Flor da Rosa é uma freguesia portuguesa do concelho do Crato, com 10.4 km² de área e 328 habitantes (2001). Densidade: 33,2 hab/km². Dista apenas dois quilómetros da sede concelhia.

Flor da Rosa é considerada por muitas pessoas a ex-libris do concelho do Crato, devido aos seus monumentos, tradições e aos muitos turistas que a visitam.

Topónimo

Segundo a tradição o nome "Flor da Rosa" nasceu devido a um cavaleiro que se encontrava doente e uma pessoa chamada Rosa que lhe levou uma flor com o seu nome, conforme a lenda transcrita do livro de Santa Maria de Flor da Rosa.

"Havia em tempos muitos antigos um pequeno lugarejo, onde vivia um cavaleiro de nome ilustre, muito estimado por fidalgos e povo. Ora este cavaleiro adoeceu gravemente e soube-se que poucos dias lhe restavam. Como era muito estimado, iam-lhe levar presentes. Entre as pessoas que o visitavam, uma chamada Rosa levou-lhe uma flor do seu nome. Foi para o cavaleiro a melhor visita e a mais bela prenda, pois Rosa era sua noiva. Todas as pessoas esperaram a morte do cavaleiro, mas o destino é por vezes traiçoeiro e foi Rosa que morreu, tendo-se ele salvo. Desde esse dia, o cavaleiro era muitas vezes encontrado a chorar junto da campa da sua noiva. Então os desgostos matam-no. Mas nos últimos momentos da vida faz dois pedidos: Queria que a flor que Rosa lhe oferecera o acompanhasse à sepultura e que fosse dado àquele lugar o nome de Flor da Rosa em homenagem à sua amada."

D. Nuno Álvares Pereira

Os populares acreditam que, em detrimento de Cernache do Bonjardim, o nascimento do Santo Condestável, D. Nuno Álvares Pereira, teria ocorrido num quarto do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa e ainda hoje a pousada possui o referido quarto com o seu nome. Esta crença deriva do facto de seu pai, D. Álvaro Gonçalves Pereira, ali ter residido enquanto Prior do Crato. Na localidade foi erguida uma estátua em homenagem ao Santo Condestável.

Património

Flor da Rosa possui um património edificado de notável interesse histórico e cultural como o mosteiro de Santa Maria, igreja paroquial, pelourinho, entre outros exemplos não esquecendo a pousada, preservando o seu artesanato típico de olaria, com uma longa tradição, a freguesia de Flor da Rosa espera que o turismo seja uma real via de desenvolvimento local.

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Foi fundado por D. Álvaro Gonçalves Pereira no ano de 1356. Na sua igreja encontra-se o túmulo de D. Álvaro Gonçalves Pereira, pai do Condestável D. Nuno Álvares Pereira.

Igreja Paroquial

A igreja paroquial inauguradas em 5 de Agosto de 1906, após sete anos de construção em honra da sua padroeira Nossa Senhora das Neves. No dia 5 de Agosto de 2006 comemorou-se o centenário da sua inauguração, com instalação de uma iluminação exterior, missa solene, assim com uma grande festa popular.

Pelourinho

Situado no cruzamento para Alagoa.

Fontes do Álamo e Branca

São fontes centenárias cuja a água se destinava ao abastecimento do povo e animais.

Estátua de D. Nuno Álvares Pereira

Localizada junto à Estrada Nacional nº 245, foi inaugurada no dia 15 de Agosto de 1975.

Coreto

Localizado no centro da aldeia, destina-se a actuação dos músicos durante as festas de Verão e convívios.

Heráldica

Celestino Marques Faustino, presidente da junta de freguesia de Flor da Rosa, do Município do Crato torna publica a ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo da freguesia de Flor da Rosa, do Município do Crato, tendo em conta o parecer emitido em 16 de Abril de 2007 pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, e que foi estabelecido, nos termos da alínea q ) do nº 2 do artigo 17.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, sob proposta desta junta de freguesia, em sessão da Assembleia de Freguesia de 2 de Junho de 2007:

Brasão

Escudo de vermelho, com cruz de Ordem de Malta e sobre ela uma cruz florenciada de vermelho, vazia, acantonada em chefe de duas rosas de prata e, em campanha, de dois cântaros de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel Branco, com a legenda, a negro, «FLOR DA ROSA».

Bandeira

Branca. Cordão e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.

Selo

Nos termos da lei, com a legenda «Junta de Freguesia de Flor da Rosa – Crato».

Artesanato

Povoação com grande tradição na feitura de peças de barro, possui 14 peças certificadas como peças de Flor da Rosa e ainda em funcionamento uma escola de olaria.

Colectividades

A Associação Social para o Desenvolvimento de Flor da Rosa desenvolve actividades culturais, como exposições sobre as tradições de Flor da Rosa. Faz todos os anos dois convívios para a população, um na região de Lisboa e outro em Flor da Rosa. Tem um projecto aprovado para a construção do museu do Barro num prédio urbano que lhe foi doado, faltando apenas verbas para se concretizar esse objectivo, pelo que se aproveita para solicitar o apoio de possíveis mecenas, pois a Associação não dispõe de verbas, sem o que será impossível construir o referido museu.

O Centro Comunitário de Nossa Senhora das Neves destinado aos idosos é propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Crato e é uma ajuda preciosa para os utentes que pela sua idade necessitam de ajuda.

Também funciona o ATL para crianças com diversas actividades.

Feiras

Anuais (Primeiro de Janeiro, primeira sexta–feira de Março e 15 de Agosto) sendo todas centenárias.

Festas

Festas de Verão que coincidem sempre com o dia 15 de Agosto em honra de Nossa Senhora das Neves e São Bento.

Gastronomia

Migas de batata com carne de porco frita e ensopado de borrego.

Ligações exteriores

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Flor da Rosa","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.