Fonte do Cavalo

Fonte do Cavalo
Veiros

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"fonte-do-cavalo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"veiros-estarreja","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}


A Fonte do Cavalo é um dos locais de interesse da freguesia de Veiros, concelho de Estarreja.

O nome desta fonte está ligado às Invasões Francesas (entre 1793 e 1823) do território português. Nesta fonte terão, alegadamente, ido beber água os cavalos das tropas napoleónicas, a quando da passagem por esta região.

Tal como a Fonte do Esquinto, a Fonte do Cavalo esteve abandonada, durante muitos anos, e igualmente em 1994 foi alvo de uma intervenção de fundo, não só ao nível da fonte propriamente dita, bem como do escoamento das respectivas águas e do embelezamento do espaço envolvente. Para isso contribuiu a dedicação do nosso conterrâneo Joaquim de Oliveira Henriques, que fez todo o trabalho necessário a titulo totalmente gratuito. O próprio, em colaboração com a junta, continuam a manter aquele espaço aprazível para quem o queira visitar.

Como aspecto menos bom, temos também a qualidade da água, não potável, quer ao nível químico quer ao nível bacteriológico, por motivos óbvios aos tempos em que vivemos.O nome desta fonte está ligado às Invasões Francesas (entre 1793 e 1823) do território português. Nesta fonte terão, alegadamente, ido beber água os cavalos das tropas napoleónicas, aquando da passagem por esta região.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Fonte do Cavalo","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Veiros, estarreja fonte veiros, -Fonte do Cavalo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.